Qual a diferença entre termostato e sensor de temperatura?

Perguntado por: abarbosa7 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os sensores têm o objetivo de indicar a variação térmica sofrida pelo sistema, enquanto que os reguladores controlam essa oscilação e corrigem os desvios de temperatura, mantendo o ambiente dentro de um intervalo desejado.

Serve única e exclusivamente para medir a temperatura – seja do ambiente, das pessoas ou de equipamento específicos. Já o termostato é um item um pouco mais complexo. Além de medir a temperatura, ele também consegue controlar o equipamento para consiga manter a temperatura definida.

Quando é difícil movimentar o seletor de mudança de temperatura. Seja porque está rígido demais, seja porque está muito solto — girando em várias direções. Quando o dispositivo para de esfriar ou provoca o surgimento de gelo em todo o refrigerador.

A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.

O preço médio de termostato depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar termostato por valores entre R$ 15,51 e R$ 734,52.

Caso o sensor não esteja a funcionar de forma correta, pode fornecer um sinal falso ao painel de instrumentos. E isso poderá desestabilizar os cálculos de tempo e combustível. Irá ocasionar que o automóvel faça um maior consumo de combustível do que é necessário, encurtando desta forma a economia de combustível.

Um sensor de temperatura, também conhecido pelo nome de termopar, é uma espécie de sensor próprio para utilização em processos de medição de temperatura.

Aumento no consumo de combustível; Dificuldades na partida a frio; Eletroventilador do radiador não liga; Superaquecimento do motor.

O termostato é ligado a um circuito e se o resfriamento estiver abaixo do limite, ele fecha o contato e ativa as resistências até que a temperatura seja novamente ajustada. Porém, se o controle se der pela ventilação, quando o calor excede o máximo preestabelecido, o contato será fechado e a refrigeração ativada.

Conheça os Tipos de Termostato

  • Termostato de geladeira.
  • Termostato de ar-condicionado.
  • Termostato pra aquários.

O que sugerimos é que você substitua o termostato toda vez que trocar o líquido de arrefecimento, ou seja, geralmente a cada 4 ou 5 anos (isso depende muito do modelo do carro também). Em todo o caso, há quem apenas o inspeccione e se estiver em bom estado, mantenha-o.

No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador. Com isso, o motor vai elevando a temperatura gradativamente até chegar ao ponto de superaquecer.

O termostato também pode queimar
Outro item fundamental para o bom funcionamento da geladeira é o termostato. Ele é o dispositivo que mantém o eletrodoméstico na temperatura ideal. Quando a peça queima, o aparelho para de funcionar ou não desliga, causando o congelamento dos alimentos.

Os termopares são os sensores de temperatura mais fáceis de identificar. Uma sonda termopar tem dois fios identificados por um código de cor. Ao identificar um termopar, é importante determinar a calibração. A calibração mais popular é a do tipo K, enquanto o tipo T é usado principalmente nos EUA.

O sensor de temperatura deve ser checado a cada 30 mil quilômetros. Esse é um período base, que pode variar de acordo com o modelo de cada carro. Leia o manual do veículo ou consulte uma autorizada para saber qual é o período ideal para fazer a manutenção do sensor de temperatura.