Qual a diferença entre teram e terão?

Perguntado por: ofrutuoso3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A forma correta de escrita é terão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com “ão” formando a sílaba -rão. Terão é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Terão é uma forma verbal do verbo ter, nomeadamente a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. Se querem entrar neste mercado, eles terão que correr um risco elevado. As suas funções terão que ser definidas em pormenor na proposta. Terão eles acabado o trabalho?

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

ter

  1. Presente. eu. tenho. tu. tens. ele/ ela/ você tem. nós. temos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. tive. tu. tiveste. ele/ ela/ você teve. nós. tivemos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. tinha. tu. tinhas. ele/ ela/ você tinha. nós. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. tivera. tu. tiveras. ele/ ela/ você tivera. nós. ...
  5. Futuro. eu. terei. tu. terás. ele/ ela/ você terá nós.

A impessoalidade do verbo ter apenas é considerada aceitável em linguagem informal. Em linguagem formal, o uso do verbo ter com esse sentido não é aceitável, sendo considerado apenas correto o uso do verbo haver: Há novas vagas de emprego no departamento financeiro.

Quando se conjuga o verbo "estar", a forma correta é “estarão”. A palavra "estaram" apresenta um problema de ortografia.

Como escreve: foram ou forão? A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

Significado de Teremos
substantivo deverbal Ação de ter, de possuir ou de passar a possuir algo (concreto ou abstrato): não teremos tempo para isso agora; amanhã teremos duas reuniões pela manhã; não teremos dinheiro suficiente para comprar este carro. Etimologia (origem da palavra teremos). Forma regressiva de ter.

Deverão: Futuro de presente do indicativo
O futuro do presente do indicativo indica que algo acontecerá num momento posterior ao discurso.

Puderam indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo: eles puderam. Poderão indica futuro.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova.

Como citado, tanto "tem" quanto "têm", são duas maneiras corretas de usar. O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural. O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem).

Indicativo

  1. Presente. eutenho. tutens. eletem. nóstemos. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eutinha. tutinhas. eletinha. nóstínhamos. ...
  3. Pretérito Perfeito. eutive. tutiveste. eleteve. nóstivemos. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eutivera. tutiveras. eletivera. ...
  5. Futuro do Presente. euterei. tuterás. eleterá ...
  6. Futuro do Pretérito. euteria. tuterias. eleteria.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Para falar de acontecimentos que poderiam ter acontecido no passado, mas que não se concretizaram, utiliza-se a forma composta do futuro do pretérito. O futuro do pretérito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do pretérito, seguido do particípio passado do verbo principal.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Surgirão vem do verbo surgir. O mesmo que: acontecerão, ocorrerão, aparecerão, nascerão, romperão, lembrarão, despontarão.