Qual a diferença entre tensoativos e emulsificantes?

Perguntado por: ncortes7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os emulsificantes possuem médio e alto HLB e podem ser adicionados em ampla faixa de pH. Os tensoativos possuem poder de solubilizar ingredientes oleosos em meios aquosos, alcoólicos ou hidro alcóolicos.

Emulsificantes são compostos químicos ou suas misturas que permitem a formação de uma emulsão estável ao longo do tempo. O papel do emulsificante é criar micelas estáveis que são formadas na interface água-óleo. Partículas emulsificantes se acumulam na interface dessas fases, criando estruturas esféricas.

É utilizado para dar volume aos produtos alimentícios, permitindo emulsão entre dois ingredientes que não se misturariam. Com isso, o alimento ganha maior cremosidade, uniformidade e rendimento, produzindo uma sensação mais agradável tanto ao paladar quanto ao toque.

Alguns dos tipos de tensoativos aniônicos disponíveis no mercado são o Lauril Éter Sulfato de Sódio, o Lauril Sulfosuccinato de Sódio, o Lauril Sarcosinato de Sódio e o Lauril Éter Sulfato de Amônio.

Tensoativos ou surfactantes (contração do termo surface active agent) são compostos orgânicos anfipáticos que apre- sentam em sua molécula uma porção polar e outra apolar. A porção apolar, também denominada de cauda, é constituída por uma ou duas cadeias carbônicas, ou fluorocarbônicas, ou siloxânicas.

Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. É por isso que o sabão muitas vezes é chamado de agente tensoativo ou surfactante, pois ele diminui a tensão superficial da água.

Tensioativos, tensoativos, ou ainda surfactantes são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos, entre um gás e um líquido, ou entre um líquido e um sólido.

Os agentes tensoativos catiônicos são agentes de condicionamento carregados positivamente e comumente utilizados na composição de produtos como: condicionadores, mascaras capilar e amaciantes de roupas.

Lecitina – Do ponto de vista da tecnologia de alimentos, os fosfolipídios são uma das principais classes de emulsificantes e de maior funcionalidade e utilização na indústria.

  • LECITINA DE SOJA.
  • ÉSTER DE GLICEROL ALIMENTÍCIO.
  • GOMA-XANTANA.
  • GOMA-GUAR.
  • GOMA-CARRAGENA (carragena) (carragenina)
  • ALGINATO.

O emulsificante é uma substância que será capaz de homogeneizar substâncias que não se misturam, como água e gordura. O estabilizante é um produto que irá manter essa característica adquirida com o emulsificante por mais tempo.

EMULSIFICANTES NATURAIS
Tecnicamente pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.

Os emulsificantes possuem um grupo terminal polar que age mutuamente com as moléculas de água e um grupo hidrofóbico que interage com a fase lipídica. A porção hidrofóbica da molécula é geralmente uma cadeia alquila longa, enquanto a hidrofílica consiste em um grupo dissociável ou grupos hidroxilados.

Os emulsificantes de grau alimentício são geralmente ésteres compostos de um final hidrófilo (água) e um final lipofílico (gordura). Em geral, o final lipofílico é composto pelos ácidos esteárico, palmítico, oléico ou linoléico, ou pela combinação destes ácidos graxos.

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

Os tensoativos são moléculas bastante especiais no mundo da Química. Apre- sentam afinidade por óleos, gorduras e superfícies das soluções com sólidos, líquidos ou gases, mas também pela água, podendo pertencer aos dois meios.

Os tensoativos naturais são derivados de gordura animal ou vegetal como oliva, palma, palmiste, coco ou sebo de vaca e banha de porco e também algumas plantas que tem esse poder de limpeza.