Qual a diferença entre teiú e lagarto?

Perguntado por: vximenes6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O Teiú é um réptil da família dos Teídeos (comumente chamados teiús, tejus ou tegus). Estamos falando do maior lagarto encontrado em terras brasileiras, que habita desde o bioma amazônico, passando pelo cerrado, matas de araucária, indo até o norte da Argentina.

É muito possível que você já tenha encontrado um teiú (Salvator merianae) na sua vida. Lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto brasileiro, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros – mas se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total.

Gralitziosem. O correto, na língua indígena, é Teiú-Guaçu (Lagarto Grande), pois podem medir até 2m de comprimento.

Alimentação: onívoros, come de tudo, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e inclusive carniça.

Ele pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e até no norte da Argentina, em maior abundância nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país, com exceção da Floresta Amazônica.

Habitat: Habitam principalmente áreas de campo e charco. Alimentação: Insetos, pequenos vertebrados, ovos e frutos.

Sendo assim, você só pode adquirir um Teiú legalmente se você o comprar de outro tutor. A compra deve ser feita de outro proprietário, fazendo a transferência de toda a documentação que o animal exige, nota fiscal, comprovação de origem e registro no IBAMA. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 15 anos.

Há várias chaves artificiais na literatura para identificar lagartos brasileiros que, no geral, são feitas com características gerais do corpo, envolvendo quantidade de dedos, bandas de colorações diferentes na extremidade da cauda, coloração geral, placas da região cefálica, entre outras.

Reprodução: ovíparo, põe em média 25 ovos, que demoram três meses para eclodir. Os filhotes nascem esverdeados e essa cor desaparece de acordo com seu desenvolvimento. Predadores: quati, gambá, gavião, cachorro-do-mato.

Com uma alimentação onívora e muito variada, o teiú come de tudo um pouco: carniças, carnes em geral, insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, além de frutas e folhas das mais variadas espécies.

Heloderma suspectum

Ao lado de seu congênere, o Monstro-de-gila (Heloderma suspectum), é o único lagarto a ter desenvolvido um sistema produtor de veneno, e tem sido considerado o único lagarto venenoso existente.

Teiú

Teiú Como o Teiú é onívoro, ele se alimenta tanto de vegetais quanto de fontes animais. Por esse motivo que esse tipo de lagarto tem dentes, para conseguir mastigar e rasgar seus alimentos com a boca. Na natureza, esse lagarto come cobra, aves, insetos e roedores.

Atinge até 2 m de comprimento, o que o torna o maior lagarto do Brasil. Pode ser confundido com o teiú dito "argentino" (Tupinambis merianae, Argentine Tegu, lagarto blanco, tegu argentino, tegu blanquinegro).

Qual a defesa do Teiú? Os Teiús possuem mandíbulas extremamente fortes, por ser um dos seus mecanismos de defesa e, durante uma briga, ele irá tentar morder seu oponente. Sua mordida, inclusive, pode causar sérios danos em um ser humano, por exemplo.

Entre a primavera e o verão, os teiús tornam-se ativos e são encontrados com facilidade em campos, trilhas e matas preservadas. Também podem ser avistados em outros lugares. Em áreas rurais, o teiú pode aparecer inclusive no quintal das casas.

Caso o animal comece a se mover, pare de se mexer por alguns segundos até ele se acalmar. Prenda-o na caixa. Caso o lagarto esteja na parede, use uma revista ou pedaço de papel para empurrá-lo para dentro do recipiente; caso esteja no chão, use uma vassoura ou régua de carpinteiro.

R$ 800

Outra opção são os teiús, lagartos comuns no Brasil. O preço médio do animal é de R$ 800. Nesse caso, é importante saber que o bicho cresce quando se torna um adulto, chegando a atingir 1,5 metros, alerta o veterinário Ferreira.