Qual a diferença entre tecnologia e inovação?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

A tecnologia pode ser definida como um conjunto de recursos modernos desenvolvidos para aperfeiçoar, automatizar e digitalizar operações e serviços. Por sua vez, a inovação é caracterizada como o desenvolvimento de algo novo, que foge do tradicional e que explora novas ideias que antes não eram notadas.

Você já se perguntou qual o conceito de inovação? Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.

O que é e o que faz a tecnologia da informação
A tecnologia da Informação consiste em uma série de atividades, bem como soluções, processadas através de recursos computacionais, o que envolve banco de dados, hardwares, softwares e redes domésticas ou empresariais.

A ciência, a tecnologia e a inovação (CT&I) “são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades” (PACTI, 2007, p. 29).

O termo tecnologia é de origem grega - tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.

O Curso “Tecnologia e Inovação - Curso Introdutório” abordará a tecnologia e inovação e seus três eixos: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Cultura Digital e o Pensamento Computacional.

A Inovação não se baseia apenas no desenvolvimento de novos produtos, também ajuda a promover novos modelos de negócios, oferece novos serviços e melhora os processos para tornar mais fácil a vida das pessoas. Mas acima de tudo, faz com que esses progressos cheguem a quem precisa.

Quando falamos sobre inovação tecnológica, estamos falando sobre as novidades (ferramentas, metodologias, técnicas, dispositivos, conhecimentos, etc) desenvolvidas por meio de pesquisas ou investimentos que possuem como objetivo aumentar a eficiência de algum processo de produção ou aprimorar um produto ou serviço.

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

“Inovação é criatividade com um trabalho a fazer.” “Novas ideias que são implementadas para criar valor de negócio.” “Uma nova ideia, método ou dispositivo. O ato de criar um novo produto ou processo, que inclui a invenção e o trabalho necessários para transformar uma ideia ou conceito em sua forma final.”

Assim, a inovação é a capacidade de estabelecer novas combinações. Inovação não é igual a tecnologia. Para inovar você até pode usar da tecnologia, mas nem toda inovação é tecnológica. Inovar significa combinar novos processos, novos materiais e até mesmo tecnologias para produzir de uma forma nova.

A inovação nem sempre significa criar algo novo, mas também reinventar aquilo que já existe, com pequenas adaptações. Isso também é ser criativo e pode ocorrer com produtos, serviços, comunicação, projetos, processos internos, enfim, em todas as áreas da empresa.

Portanto, informalmente, consideramos que TI se refere às tecnologias relacionadas aos recursos computacionais (que não significa somente computadores ok) e aos dados no mercado de trabalho. Assim, a transformação química do petróleo em combustível não é necessariamente TI, mas é também tecnologia.

A área de Tecnologia da Informação engloba mais áreas da computação e é voltada para a comunicação eficiente dos sistemas. Enquanto isso, a área de Sistema de Informação é mais ampla e focada no desenvolvimento de softwares que possibilitem essa comunicação que o TI procura.

A tecnologia pode ser mais amplamente definida como as entidades, materiais e imateriais, criadas pela aplicação do esforço mental e físico para obter algum valor. Nesse uso, a tecnologia se refere a ferramentas e máquinas que podem ser usadas para resolver problemas do mundo real.

A importância da tecnologia é a chave da renovação contínua em nosso modo de viver. Por meio dela alcançamos patamares nunca antes imaginados e progredimos de maneira espantosa marcando a nossa história. Sem os avanços tecnológicos, nosso modo de vida não seria tão complexo.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o Brasil está no ranking dos 10 maiores mercados de tecnologia do mundo, já sendo líder do setor na América Latina. Além disso, a pesquisa também projeta um crescimento de 14,3% nos investimentos em tecnologia da informação no Brasil em 2022.

O ano de 2022 se encerra com a chegada de muitas novidades voltadas à área da saúde. Tivemos desde a invenção de um pó magnético pode remover microplásticos da água até um adesivo capaz de monitorar hemoglobina em tecidos profundos. Dito isso, confira as inovações cientificas mais interessantes de dezembro!

Nesse sentido, diferentemente do que muitas organizações acreditam, inovar não é um conceito único. Pelo contrário, com a classificação acima, é possível notar quatro tipos de inovação: arquitetônica, disruptiva, incremental e radical.

A agricultura, a invenção da lâmpada, a criação de veículos, são outros exemplos de tecnologia. O avanço tecnológico é algo do nosso dia a dia e nos auxilia na comunicação, produção e evolução de nossa sociedade. Os computadores ultra modernos, tablets e celulares de última geração também são exemplos de tecnologia.

Os cinco pilares da inovação

  • Inovação deve ser uma prioridade.
  • A inovação precisa de um ambiente próspero.
  • Esteja pronto para parcerias.
  • Aja sempre com profissionalismo e planejamento.
  • Reconheça os esforços.