Qual a diferença entre técnica e tática no futebol?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A técnica se refere as habilidades individuais e conjuntas que serão utilizadas no esporte para atingir um alto nível esportivo, a tática se refere a estratégia que será empregada para atingir o objetivo esportivo.

Toda Técnica Surge da Tática
Daí surge a técnica, que são os modos (como) de fazer. Então o segundo motivo pelo qual tática é mais importante que técnica é porque a tática dá o contexto para a técnica. Assim a técnica surge da tática.

Técnica é a forma de resolver um movimento de modo objetivo e econômico, baseada em uma estrutura ideal de movimento que contemple as características individuais do atleta (estilo). Uma característica importante dos jogos esportivos coletivos é que todas as ações são determinadas do ponto de vista tático.

Na conceituação de Mahlo,11 a técnica é a execução dos elementos fundamentais do jogo, isto é, de todas as habilidades que o praticante necessita para se tornar um jogador de futebol.

Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.

O tático traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Definição de tática
Se a estratégia é o plano de ação que leva você aonde quer chegar, a tática consiste nas etapas e ações individuais que levarão até lá. Num contexto empresarial, a tática diz respeito às ações específicas que as equipes tomam para implementar as iniciativas delineadas na estratégia.

Tática é conhecido como o conjunto de métodos utilizados para conseguir a realização de um objetivo. Quase sempre o conceito de tática costuma-se confundir com o de estratégia e é porque há uma linha muito sutil de separação entre ambas.

A tática pode ser compreendida como a implementação da estratégia definida, ou seja, é preciso fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida.

Tático é uma combinação entre os dois jogos mais populares do mundo: xadrez e futebol. A dinâmica do esporte é incorporada à estrutura lógica do tabuleiro, SEM envolver sorte. O resultado é um jogo de pura estratégia, divertido e inteligente para todas as idades.

Para Saad e Costa (2005), tática individual é a ação isolada do jogador através das capacidades físicas, técnicas, táticas, teóricas e psicológicas, e capacidade de percepção da situação de jogo visando atingir um objetivo determinado.

A técnica, adequada ou não, vai fazer com que a força seja melhor aplicada. Se a força é melhor aplicada eu sou mais veloz. Se a força é melhor aplicado eu sou mais eficiente. Ou seja, com a mesma quantidade de energia eu aplico força com melhor qualidade, me desloco de uma forma mais eficiente.

passe

O fundamento técnico em que os alunos têm mais facilidade no aprendizado é o passe (67%). Isso é muito importante, já que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol, e deve ser bem treinado entre os jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.

Uma ótima formação para aqueles que gostam de jogar a partir da defesa, a 4-2-3-1 é perfeita se o objetivo é dominar a pose de bola. Com quatro jogadores na defesa, a tática incentiva os meios-campistas a saírem dominando a pelota e distribuindo jogadas para os atacantes.

A melhor forma de começar é focando em um time. Entendendo todas as suas táticas, prevendo todos os seus comportamentos. Como aquele time se comporta nas diferentes situações, contra os adversários distintos. Depois, aos poucos vá aumentando seu leque de times a serem observados.

Assim, são divididos em 10 princípios, sendo 5 ofensivos e 5 defensivos. Assim, temos que os ofensivos são: penetração, espaço, cobertura ofensiva, mobilidade e unidade ofensiva. Já os defensivos são: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração e unidade defensiva.

No futebol, no basquete, no beisebol ou no futebol americano, o termo jogador-treinador faz referência a alguém que comanda um time, mas que também desempenha funções de atleta.

Principais fundamentos do futebol

  1. 1 - Condução da bola. Conduzir a bola significa saber se movimentar pelo campo tendo consigo a posse de bola. ...
  2. 2 - Passe (toque de bola) ...
  3. 3 - Chute. ...
  4. 4 - Drible. ...
  5. 5 - Recepção ou domínio de bola. ...
  6. 6 - Cabeçada.

Os elementos técnico-táticos defensivos individuais revelados pelos treinadores como relevantes para a eficácia defensiva foram: cobertura, marcação, flutuação, dissuasão, bloqueio e os deslocamentos velozes dos defensores.