Qual a diferença entre Tdic é TIC?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 19 de maio de 2023
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As TICs correspondem às tecnologias que mediam os processos informacionais e comunicativos das pessoas, por exemplo, o Jornal, Rádio ou TV, já a TDIC engloba equipamentos digitais, tais quais computadores, lousa digital, dentre outros. A Internet é uma das principais TDIC s e possui uma vasta amplitude de usos.

TICs é a sigla para Tecnologias da Informação e da Comunicação e diz respeito às máquinas e programas que geram o acesso ao conhecimento. Elas consistem no tratamento da informação, articulado com os processos de transmissão e de comunicação.

TDICs é um termo utilizado para se referir a todas as formas de tecnologia digital da comunicação e informação, como:

  • Computadores;
  • Internet;
  • Wi-fi;
  • Smartphones;
  • Softwares;
  • Redes sociais, entre outras.

Confira quais são os 7 tipos de TICs na educação:

  1. Ferramentas de comunicação. ...
  2. Ferramentas de trabalho. ...
  3. Ferramentas de gestão. ...
  4. Ferramentas de experimentação. ...
  5. Ambientes virtuais imersivos. ...
  6. Plataformas. ...
  7. Objetos digitais de aprendizagem.

As TICs são ferramentas que fortalecem o ensino e a aprendizagem, além de aumentar as oportunidades de acesso ao conhecimento, desenvolver habilidades colaborativas e incutir valores positivos nos alunos. Sem dúvida, as Tecnologias de Informação e Comunicação vieram para ficar.

As Tecnologias da Informação e Comunicação, conhecidas como TICs, englobam uma variedade de recursos digitais, como computadores, celulares, tablets, programas e sites, que desempenham um papel fundamental na nossa era digital.

As principais TICs que costumam ser utilizadas no setor educacional são os tablets, computadores, internet, pen drives... Há diversas ferramentas que podem auxiliar. Porém, é importante ressaltar que os apps, sites e programas também podem ser bons aliados, o que comprova a necessidade de saber/aprender a utilizá-los.

É possível fazer isso com recursos online ou off-line, como vídeos, infográficos animados, exercícios interativos ou plataformas educacionais – e eles podem ser usados como um elemento extra ou central da aula.

Na educação infantil, há que se superar modelos que incorporam as TICs na sala de aula como mero mecanismo de controle do corpo infantil, ao subtrair a atenção das crianças com vídeos, desenhos animados, entre outros, desprovidos de intencionalidade.

O professor deve ser um líder: o professor deve conhecer a TIC inserida para transmitir o conhecimento de um determinado conteúdo. Ele deve agir estrategicamente e buscar junto aos alunos soluções colaborativas e que permitam a participação deles. É necessário lembrar que ser um líder também requer ser aprendiz.

Algumas das maiores características das TICs são a agilidade, a horizontalidade e a possibilidade de manipulação do conteúdo da comunicação e informação mediante a digitalização e comunicação em redes.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Segundo a sua pesquisa mais recente, os pilares são: conexão, orquestração de processos, conhecimento e percepção, e gerenciamento de recursos.

Assim, a BNCC prevê que a escola possibilite aos estudantes apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se fluentes em sua utilização. Deve acontecer, também, a consolidação da aplicação dos recursos tecnológicos em cada disciplina, conforme explicitada nas orientações para o Ensino Fundamental.

As TICs têm tido um impacto significativo na sociedade, transformando a forma como nos comunicamos, trabalhamos e nos relacionamos. Com a evolução da tecnologia, a distância física e geográfica foram reduzidas, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo possam se comunicar em tempo real.

As TICs permitem o compartilhamento de informações para salvar vidas, validar e descartar informações, manter a comunicação apesar do distanciamento e, principalmente, realizar atividades de teletrabalho, teleducação, telemedicina, entre outras.

A tecnologia da informação e comunicação oferece ferramentas que permitem a criação de grupos de trabalho e compartilhamento de conhecimento. Nos ambientes virtuais é possível interagir, compartilhar documentos de modo simultâneo e organizar as atividades em conjunto com times.

As TDICs têm adentrado cada vez mais nos espaços de aprendizagem criando condições para tornar estes ambientes em um rico espaço de recursos tecnológicos onde se constituirão diversas falas, redes de conhecimentos, construção coletiva do saber e partilha de interpretações, denominado assim de cibercultura..

A década de 1990 foi marcada pela popularização do computador pessoal e da internet. Na mesma época, surgiram os termos TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDICs, integrando as mídias digitais no conjunto de recursos tecnológicos de informação e comunicação.

5 possibilidades de uso de tecnologias na educação

  • 1 - Aplicativos de realidade virtual e gamificação. ...
  • 2 - Learning analytics e aplicativos de gestão escolar. ...
  • 3 - G-Suite. ...
  • 4 - Google Sala de Aula. ...
  • 5 - Programa Google de Tecnologia.

As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).