Qual a diferença entre TDAH e superdotação?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

No TDAH, os sintomas persistem e estão presentes na maioria dos ambientes que a criança frequenta. Os superdotados apresentam foco e entusiasmo nos assuntos de seu interesse e curiosidade e eles podem, durante as aulas, necessitar de conhecimentos fora do que está sendo debatido pelos seus colegas.

Algumas pesquisas indicam que em média, portadores de TDAH tem um escore de QI 10 pontos abaixo dos seus pares sem TDAH.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas. Elas também podem passar despercebidas por familiares e professores. Eles chegam a notar comportamentos atípicos na criança, mas desconhecem a origem ou o caminho para descobri-la.

Mas amigos que não se sentem reconhecidos e apreciados podem cair no esquecimento e, possivelmente, se questionem: “O que há nessa relação para mim?” Você fica entediado. Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa.

Entre as profissões que podem ser interessantes para quem tem TDAH estão: Assistente social, cuidador ou terapeuta – são trabalhos que exigem empatia e paixão por ajudar outras pessoas mais vulneráveis.

Sintomas de desatenção:
Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas na escola ou durante jogos. Não parece prestar atenção quando abordado diretamente. Não acompanha instruções e não completa tarefas. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.

Segundo Teixeira ( 2013, p. 63), o TDAH é “ uma síndrome clínica caracterizada basicamente pela tríade - desatenção, hiperatividade e impulsividade - mas não há necessidade de que os três sintomas estejam presentes simultaneamente”.

Quais são os graus do TDAH? Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos; Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes; Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

O tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), juntamente com os riscos relacionados à saúde que ele representa, tem a possibilidade de adicionar uma média de 9 a 13 anos à expectativa de vida de crianças e adultos diagnosticados com TDAH.

É possível que pessoas com TDAH sejam mais criativas do que pessoas que não convivem com o transtorno, conforme apontam os estudos. No entanto, isso não significa que todas as crianças que têm transtorno de déficit de atenção com hiperatividade possam desenvolver a criatividade na mesma intensidade.

As pistas do TDAH
Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.

A princípio, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Entre as suas principais características estão: a desatenção, impulsividade e a hiperatividade.

Blog

  1. 5 alimentos que pioram o TDAH. Dr. ...
  2. Açúcar. Comer alimentos açucarados pode causar picos e quedas de glicose no sangue, o que pode afetar os níveis de energia. ...
  3. Outros carboidratos simples. O açúcar é um carboidrato simples — ou refinado. ...
  4. Cafeína. ...
  5. Aditivos artificiais. ...
  6. Alérgenos.

A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...

Mas você sabia que ter TDAH aumenta sua probabilidade de ter enxaquecas? Essas dores de cabeça frequentemente coocorrem em muitas crianças, adolescentes e adultos afetados pelo TDAH. Um estudo descobriu que homens com TDAH tinham duas vezes mais chances de ter enxaquecas do que outros homens.

O barulho sempre incomoda as pessoas de modo geral. Quanto mais estressados estamos, mais o barulho incomoda e irrita. A sensibilidade auditiva tbm está presente nos quadros de TDA. Algumas pessoas com o transtorno são “tiradas do ar” pelo input visual e outras pelo auditivo.