Qual a diferença entre tático e estratégico?

Perguntado por: agois9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Por outro lado, enquanto o estratégico se ocupa mais das necessidades e objetivos macro da empresa, o planejamento tático foca nos planos de ação para o cumprimento da estratégia. Ou seja, pode ser entendido como parte do planejamento estratégico, no entanto, em um nível mais departamental.

O planejamento tático representa o nível intermediário de planos que uma empresa faz para alcançar seus objetivos, sendo implementado a médio prazo.

E o nível estratégico é aquele onde serão definidas metas específicas guiadas pelo objetivo maior. Isso significa que o planejamento estratégico é aquele que deve focar no longo prazo. Esse planejamento não é feito apenas para um determinado departamento, mas abrange toda a organização.

O tático traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Significado de Tático
adjetivo Relativo a tática: emprego tático dos blindados; pronunciamento tático. substantivo masculino Perito ou especialista em tática.

Estratégico. É o nível mais elevado da hierarquia, compreende presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula e decidem os objetivos globais da empresa.

As decisões táticas têm como enfoque as metas de médio prazo, que são encaminhadas para os objetivos estratégicos de longo prazo. Por fim, as decisões operacionais, também chamadas de administrativas, têm curto prazo. Elas vão se acumulando e se direcionam para os objetivos de longo prazo.

Como definir objetivos estratégicos passo a passo?

  1. 1 - Considere a missão, visão e valores. ...
  2. 2 - Analise o cenário atual da empresa. ...
  3. 3 - Defina os objetivos estratégicos do negócio. ...
  4. 4 - Acompanhe indicadores de resultado.

Portanto, o planejamento tático tem foco em estratégias de curto ou no máximo médio prazo, definindo ações departamentais e suas respectivas mensurações.

O planejamento tático deve ser feito com calma e atenção, veja as etapas:

  1. Averiguar. Primeiro, é preciso definir quais são os problemas que estão ocorrendo em cada setor da empresa. ...
  2. Solucionar. Em seguida, esboce alternativas viáveis para solucionar os problemas descobertos em cada setor.
  3. Refletir. ...
  4. Agir.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a mapear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio. Podemos dizer que é uma espécie de roteiro. Ele indica onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.

Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:

  • O operacional;
  • O tático;
  • E o estratégico.

O que são indicadores táticos? Se os indicadores estratégicos servem para medir o atingimento de metas macro, na definição de indicadores táticos são apontadas métricas para determinar se as ações traçadas por cada área estão contribuindo para que objetivos maiores sejam alcançados.

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

Planejamento Tático
Esse é o momento de traçar os Objetivos Práticos. Esse já não é mais feito pela alta diretoria da empresa, como no PE. O planejamento tático é pensado a nível departamental, geralmente realizado pelos gerentes das equipes, e seus objetivos são de médio prazo, entre 1 e 3 anos para serem cumpridos.

Um líder tático transmite a missão, visão e valores da empresa com paixão, acompanha a realização das tarefas, ajuda nas dificuldades dos funcionários, incentiva o diálogo e está disposto a ouvir ideias que melhorem o ambiente de trabalho.

Os planos táticos são desdobramentos do plano estratégico por área da empresa, definindo as ações que cada departamento deverá executar para atingir os objetivos do plano estratégico. Portanto, existe um plano tático de marketing, de finanças, de produção, de vendas, RH etc.

Quem pertence ao nível estratégico de uma organização tem o papel de decidir os objetivos globais da empresa, as tendência do mercado e sua situação financeira, além da influência para a organização.