Qual a diferença entre Társis e Nínive?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Nós também temos nossas próprias “Társis e Nínive”. Társis é o lugar de fuga. Nínive é o lugar da obediência, da revelação da vontade de Deus para nós.

Jonas prefere ir para Társis (sul da Espanha – 4.000km de distancia) ao invés de ir para Nínive (1.200km). Társis era vista como um paraíso distante. Salomão foi lá para buscar ouro, prata, marfim, macacos e pavões.

Mossul

Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque.

O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles. Então, embarcou em um navio para ficar longe de Nínive.

1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.

“Navios de Társis” é uma expressão que às vezes denota simplesmente navios destinados a uma longa viagem (Isaías 23:1,14), navios de grande porte (navios de mar), qualquer que seja o porto para o qual eles navegaram.

Ao invés de ir direto para Nínive, como Deus havia ordenado, Jonas desceu para o porto de Jope e comprou uma passagem para viajar para Társis. Ele estava fugindo na direção oposta, tentando se distanciar de Nínive e do próprio Senhor!

Ele foi tragado e “cuspido” por uma baleia jubarte e devolvido à água enquanto mergulhava em busca de lagostas, na sexta-feira, 11. Packard conta que estava mergulhando quando, por coincidência, o gigante do mar abriu a boca.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Portanto, o povo ninivita ficou conhecido por sua desonestidade, arrogância, impiedade e falta de escrúpulos. Os ninivitas eram muito materialistas e tinham um desejo insaciável por poder e domínio. E para satisfazer esse estilo de vida impiedoso, eles recorriam às guerras.

Os ninivitas adoravam muitas divindades. Entre elas, havia Dagom, ídolo metade homem, metade peixe. Além disso, na antiga língua acadiana, o nome Nínive tem relação com a palavra peixe.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

Quando Deus mandou o israelita Jonas pregar em Nínive, a cidade ocupava um lugar importante no império assírio. Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Muitas pessoas apontam que Jonas fugiu por medo da maldade dos Nínivitas. A Bíblia Sagrada não deixa isso claro em nenhum lugar. O texto dá margem para que entendamos que Jonas fugiu apenas por se negar a cumprir aquilo que Deus, que é soberano, havia planejado como missão para o profeta.

O Senhor chamou Jonas para pregar ao povo de Nínive, mas Jonas fugiu e acabou sendo engolido por um grande peixe.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Resumo. Jonas 1 Deus chama Jonas para pregar ao povo de Nínive. Jonas foge num barco.

Deus os ama! O versículo chave é Jonas 4:2 b: “Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar, mas depois te arrependes.”

A ordem de Deus a Jonas foi para que ele pregasse na cidade de Nínive, para falar do seu amor e mandar que o povo desse lugar parasse de pecar. b. Jonas desobedeceu as ordens de Deus, porque teve medo de ir para Nínive, pelo fato que o povo dessa cidade era inimigo do povo de Israel e temeu, portanto, esse encontro.

Jonas na terra seca.

Essa cidade se localizava a cerca de 800 km de distância do porto de Jope, o local mais próximo para a embarcação de Jonas. Porém o profeta pega um barco que ia para Társis, que fica na região da atual Espanha, em direção oposta. Ele desejava atravessar 3000 km do Mar Mediterrâneo para fugir da presença de Deus.