Qual a diferença entre taquifemia e taquilalia?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Porém, a Taquilalia não está ligada a qualquer disfluência ou gagueira e não compromete a integridade do discurso. A Taquifemia apresenta os mesmos sintomas da Taquilalia, porém, dois outros sintomas também são obrigatórios para o diagnóstico: pouca consciência do distúrbio e aumento de hesitações e disfluências.

Uma delas, mais comum do que se imagina, é a taquifemia, um distúrbio de fluência que compromete a velocidade da fala e, consequentemente, o entendimento. A articulação é tão rápida que a pessoa atropela as palavras e prejudica a inteligibilidade da mensagem.

A taquilalia é caracterizada por uma taxa de articulação (velocidade de fala) elevada, suficientemente intensa para prejudicar a inteligibilidade da mensagem. Não ocorre aumento significativo no número de hesitações/disfluências comuns ou gaguejadas.

A disartria é um distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade de articular os músculos da fala, o que implica numa dificuldade na produção de fonemas. De uma maneira leiga, a disartria costuma ser referida como "fala enrolada," à semelhança com a fala de uma pessoa alcoolizada.

Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado. Estas dificuldades não são causadas por nenhum outro quadro (ex. Síndromes, autismo, surdez, etc) e são consideradas persistentes.

Falar rápido não é problema desde que não afete a inteligibilidade da mensagem, isto é, a compreensão da mensagem pelo interlocutor. Quando a pessoa é freqüentemente solicitada a repetir o que falou, porque os interlocutores não compreenderam, é possível ser um caso de taquifemia.

Os sintomas de apraxia da fala mais observados são:

  1. Dificuldade em movimentar a língua corretamente;
  2. Dificuldade na pronúncia de letras;
  3. Discurso limitado em palavras;
  4. Distorção de sons;
  5. Fala atrasada;
  6. Fala com difícil compreensão;
  7. Pausas constantes entre palavras ou sílabas;
  8. Quietude e pouca comunicação.

A disfemia, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez, é uma desordem de fluência da fala.

Experimente fazer alguns exercícios vocais adicionando pausas às frases e praticando a pronúncia de cada palavra individualmente. Outra coisa que você pode fazer é gravar a própria voz para identificar os problemas e diminuir a velocidade ou fazer pequenas pausas para respirar.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Ser eloquente, ter facilidade em se comunicar verbalmente.

A velocidade de fala em palavras por minuto foi obtida pelo cálculo do número total de palavras produzidas pelo participante e dividido pelo tempo total de fala incluindo as pausas.

A fonoaudiologia é uma especialidade profissional dentro da área de humanas e biológicas, que tem como principal atuação intervir em dificuldades de comunicação. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem, dentre outros objetivos, promover maior independência social e comunicativa do indivíduo.

ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada, uma abordagem que é usada para a compreensão do comportamento. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como “aprendizagem sem erro”.

O diagnóstico do tipo de afasia é feito essencialmente por quatro provas: análise do discurso, nomeação de objectos por confrontação visual, repetição de palavras e compreensão de ordens simples. Para além das afasias existem outras alterações de linguagem pro- vocadas por lesões cerebrais (Qua- dro I).

A disartria geralmente é um distúrbio grave. A dislalia audiogênica é causada por problemas de audição. Esse tipo de dislalia é caracterizado pela existência de dificuldades e alterações na articulação das palavras.

Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.

A disartria distingue-se da afasia por se tratar de uma perturbação motora, isto é, por lesão em áreas do cérebro que são importantes para controlar características motoras da fala, resultando em alterações no controle muscular de estruturas envolvidas na produção da fala (língua, lábios, bochechas,).