Qual a diferença entre tangibilidade e intangibilidade?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Na visão da Contabilidade, ainda no contexto de TI, os intangíveis são bens não-monetários identificáveis e não possuem substância física. A tangibilidade é associada a um benefício que afeta diretamente a lucratividade de uma empresa.

A tangibilidade se refere àquilo que é palpável. Um produto físico é tangível, pois pode ser tocado e sentido.

Que pode ser tocado.

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Qual a diferença entre ativo tangível e ativo intangível? Como já foi dito, ativos tangíveis são todos os bens materiais que podem ser tocados. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais.

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.

Como o próprio nome indica, os ativos tangíveis são aqueles que podem ser tocados. Por outro lado, os ativos intangíveis são os ativos imateriais, que não podem ser tocados e que tem vida útil superior a um ano. Alguns exemplos são: marcas, integridade, tecnologia, recursos humanos, estratégias de mercado e princípios.

Os fatores intangíveis representam a geração de valor da empresa mesmo antes de seu registro contábil como ativo.

Tudo aquilo que pode ser tocado é tangível. Intangível é o seu oposto direto, aquilo que é intocável.

Classificação quanto à natureza do produto
Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc. Os intangíveis são os bens imateriais (ou não materiais). São produtos que não de apresentam na forma de um objeto físico.

Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

A Intangibilidade é a característica pela qual, por não ser tangível, palpável, o serviço não pode ser experimentado antes de ser adquirido, em outras palavras, o conhecimento pelo cliente somente ocorre quando o serviço é prestado.

A intangibilidade é a característica mais importante dos serviços. Os serviços “puros” não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Por exemplo, quem vai ao cabeleireiro cortar os cabelos não consegue ver o resultado antes da compra.

O que são ativos intangíveis? Os ativos intangíveis são abstratos. | Imagem: Pexels. Passando para os ativos intangíveis, eles são as propriedades e recursos de uma organização que não podem ser tocados ou vistos fisicamente, mas que ainda assim podem ser percebidos e representam vantagens para o negócio.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Os ativos intangíveis de sua empresa são bens que não podem ser tocados, ou seja, não possuem existência física. Segundo a definição técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), no pronunciamento 04, o ativo intangível é um bem não monetário identificável sem substância física.