Qual a diferença entre tampouco é tão pouco?

Perguntado por: aneves6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

“Tampouco” é advérbio e significa “também não”, o que se encaixa perfeitamente no exemplo citado. Já a expressão “tão pouco” significa “muito pouco” ou “pouca coisa”. Nela, temos o advérbio de intensidade “tão” modificando o advérbio ou o pronome indefinido “pouco”.

1 muito menos, nem, sequer, também não, tão-pouco.

Para isso, usa-se o tampoco.
...
Advérbios de negação (Adverbios de negación)

jamás (jamais)nunca (nunca)
no (não)tampoco (tampouco) *

A forma correta de escrita dessa expressão é agora há pouco: Ele chegou agora há pouco.

O correto, nesse caso, é a fim, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: Estou a fim de você. Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances.

Tão pouco” é uma expressão formada pelo advérbio de intensidade “tão” e pelo advérbio de intensidade “pouco”. Em alguns casos, o “pouco” é classificado na frase como pronome indefinido.

Do ponto de vista da norma culta, a forma "tampouco" emprega-se depois de uma oração negativa, dela separada por uma vírgula: "Não me contou onde esteve, tampouco perguntou aonde eu tinha ido".

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

1 insuficiente, escassa, moderada, parca, limitada, pequena, minguada, acanhada, magra.

A abreviação vocabular consiste na redução de uma determinada palavra, sem que isso lhe altere o sentido.

Destarte: É formada pela aglutinação dos vocábulos “desta” + “arte” (desta arte). É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”. Exemplos: Ele falava pouco.

Significado de Pouco
advérbio Que não é muito; pouca quantidade: comer pouco. Não muito: pouco viajado, pouco inteligente. Que é limitado, reduzido: poucos amigos.

1. Muito menos. Expressão que serve para reforçar uma negação. Não vou neste lugar, muito menos com chuva.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.

'Muito pouco' ou 'pouquíssimo'?
O professor Pasquale destaca que é perfeitamente possível usar 'muito pouco'. Ele acrescenta que, nesse caso, o 'muito' reforça o 'pouco'. É possível usar a forma composta 'muito pouco' ou a forma sintética 'pouquíssimo'.

Está afim ou a fim de conversar? Nesse caso, também há ideia de finalidade e não de afinidade, logo usa-se a fim (separado). Exemplo: Quando você estiver a fim de conversar, ligue-me!

Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

A forma correta de escrita é tão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a terminação -ão. Tão é um advérbio, significa tanto, com tal intensidade, em tal grau.