Qual a diferença entre talento e vocação?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Vocação vem do latim “vocare”, que significa chamar. É um chamado da essência para uma determinada missão. É algo que te faz sentir bem ao realizar. Talento está mais ligado à habilidade que se tem para realizar alguma atividade, o que pode ser inato ou desenvolvido ao longo da vida.

A palavra “vocação” tem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que já possui um dom para aquela atividade em específico.

Ao contrário da vocação, a aptidão é mais flexível e existem aptidões que podem ser adquiridas, enquanto a vocação se apresenta como algo mais pessoal e único do indivíduo.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas - talento: vocação para música; vocação para o canto; vocação para a escrita. Aptidão natural: um médico de vocação. [Jurídico] Convocação feita à alguém para que esta pessoa tome posse daquilo que lhe pertence por direito. Vocação hereditária.

Um chamado de Deus
A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

O que é vocação? Vocação é uma palavra que vem do termo em latim vocare, que significa convocar, chamar, escolher. Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa.

Existem diversos tipos de vocação, que podem ser na área religiosa, da educação, da saúde, de exatas, de humanas etc. Algumas pessoas têm a política como vocação, já outras a Medicina. Há ainda o canto, as artes de maneira geral, o lidar com crianças e outras tantas vocações.

Continue a leitura e saiba mais.

  1. Acolha sua primeira vocação. Antes mesmo de descobrir uma vocação específica, é preciso acolher o primeiro chamado que Deus faz a cada um. ...
  2. Saiba que toda vocação é importante. ...
  3. Reflita: qual o seu chamado? ...
  4. Faça uma jornada de autoconhecimento. ...
  5. Busque auxílio. ...
  6. Reze. ...
  7. Orientação espiritual.

Vocacionado vem do verbo vocacionar. O mesmo que: guiado, direcionado, orientado, encaminhado, norteado, acompanhado, escoltado, liderado, aconselhado.

Se a vocação é o chamado de Deus, que se transforma na nossa missão no mundo, nossa profissão é uma escolha pessoal do que queremos fazer todos os dias. Para escolher uma carreira, pensamos em fatores pessoais, comunitários e financeiros, olhamos para o mercado e para tendências.

Carreira trata de sua ascensão profissional, enquanto que vocação é o seu “chamamento”, aquilo que você gosta e tem facilidade de fazer, isto é, seu talento pessoal.

O que é vocação religiosa? A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro.

à Vida

A primeira vocação é o chamado à Vida.

O conceito de vocação nos convida a mergulhar nas nossas origens. Nelas está o sentido do nossa vida. O primeiro valor e base sobre a qual se assenta todos os outros é a vida.