Qual a diferença entre Substâncias moleculares substâncias covalentes e Substâncias iônicas?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

2. INTRODUÇÃO : Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando.

Nos compostos moleculares os átomos são unidos por uma ligação covalente (compartilhamento de elétrons), e nos compostos iônicos os átomos permanecem unidos por uma ligação iônica (diferença entre cargas elétricas).

A ligação covalente é um tipo de ligação química formada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos não metálicos. O colesterol é apenas uma das milhares de moléculas formadas por ligações covalentes. A ligação covalente é uma das maneiras pelas quais os átomos se unem para formar ligações químicas.

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

Outros exemplos de substâncias formadas por ligações covalentes são: Gás oxigênio, O. Sacarose (açúcar de mesa), C12H22O. Ácido clorídrico, HCl.

A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.

As substâncias iônicas são aquelas que possuem pelo menos uma ligação iônica, ou seja, quando há transferência definitiva de elétrons de um dos átomos para outro, formando íons.

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Quando se ligam por meio de uma ligação química covalente, os átomos dão origem às moléculas. Por isso, compostos covalentes e moléculas são sinônimos. Já os íons são formados quando átomos (ou até mesmo moléculas) perdem ou ganham elétrons.

As características principais dos compostos iônicos são: altos pontos de fusão e de ebulição, além de serem compostos sólidos. Já a ligação covalente ocorre entre átomos de ametais, semimetais e também o hidrogênio, onde eles apresentam a capacidade de receber elétrons.

Resumo sobre as ligações químicas
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando.

Dito isso, a principal forma de identificar se uma ligação é iônica ou covalente é observar quais são os elementos que fazem parte da ligação, se são metais, ametais ou o hidrogênio. A ligação é de tipo covalente quando temos uma substância composta por: ametal + ametal, ametal + hidrogênio.

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Os compostos moleculares são substâncias formadas a partir de uma associação entre um ametal e um hidrogênio ou ametal, resultando na chamada ligação covalente.

Substâncias iônicas:
São sólidas na temperatura ambiente; Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; São duras e quebradiças; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.

Substâncias moleculares: não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido; apresentam pontos de fusão mais baixos que o das substâncias dos outros grupos; Substâncias metálicas: conduzem corrente elétrica em estado sólido e no líquido.

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou ...