Qual a diferença entre subcutânea e intramuscular?
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
O que significa aplicar uma injeção subcutânea?
A injeção subcutânea é aplicada no tecido adiposo, logo abaixo da derme. Ela é utilizada para a administração de medicamentos e vacinas que não causam irritação nos tecidos do corpo e precisam de uma absorção lenta e gradual.
Onde é a injeção subcutânea?
O tecido subcutâneo, ou hipoderme, é a camada mais interna da pele, que é constituído principalmente de tecido adiposo, podendo ser dotado por inúmeros capilares sanguíneos.
Quais são os 3 lugares mais indicados para intramuscular?
Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).
Qual a finalidade da via intramuscular?
Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).
Quando é indicado a via subcutânea?
A aplicação de medicamentos por via subcutânea é indicada quando não se objetiva uma absorção muito rápida pelo organismo, bem como para aplicação de medicamentos específicos como insulina, adrenalina, ou vacina anti-rábica.
Quantos mL a via subcutânea suporta?
O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).
Qual a vantagem da via cutânea?
A pele permite a administração de vários medicamentos como anti-inflamatórios, antifúngicos, antivíricos, entre outros, que podem ser utilizados quer a nível tópico (com recurso a cremes, géis, pomadas, etc) ou a nível sistémico, com recurso a sistemas transdérmicos.
O que acontece se aplicar uma injeção intramuscular subcutânea?
Consequências do erro relacionado à via de aplicação:
A aceleração da absorção pode também ocorrer, por exemplo, na aplicação de um medicamento no músculo quando o recomendado era a via subcutânea.
Qual o ângulo da agulha na via subcutânea?
Para fazer a injeção subcutânea: Pinçar (segurar com os dedos indicador e polegar a pele) o tecido do local da administração, usando o dedo indicador e o polegar. Manter a região firme e introduzir a agulha com o bisel para cima, com rapidez e firmeza, formando um ângulo de 90º.
Onde é aplicada a injeção intramuscular?
Cinco músculos são geralmente selecionados como possíveis locais para administração IM de medicamentos, sendo eles: deltóide, dorsoglúteo, ventroglúteo, vasto lateral e reto lateral.
Como é feita a aplicação subcutânea?
Injete a droga lentamente, com movimento firme (Empurre o embolo completamente até que a seringa fique vazia) (Fig. 6). Conte de 10 a 15 segundos para retirar a agulha da pele. Comprima o local da aplicação com um algodão limpo por volta de 10 segundos.
Qual o tamanho da agulha para aplicar intramuscular?
A agulha com o canhão CINZA ESCURO, é bastante utilizada para a aplicação de soluções intramusculares e endovenosas em adultos. Na cor VERDE, é utilizada para a aplicação de soluções intramusculares, geralmente em adultos.
Quantos ml pode ser aplicado intramuscular?
Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.
Porque tem que aspirar antes de injetar?
Quando é preciso aspirar antes de injetar? A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação.
Porque injeção intramuscular dói?
A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
Qual agulha para vacina subcutânea?
subcutâneo. O PNI disponibiliza a agulha 13 x 0,45 mm para aplicação por via SC. pequenas (entre 13 mm e 20 mm de comprimento); finas (entre 4 dec/mm e 6 dec/mm de calibre);
Qual a sigla de subcutânea?
Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo. Os locais para injeção S.C incluem as regiões superiores externas (braços), o abdômen, a região anterior das coxas e a região superior do dorso.
Qual o ângulo da agulha?
Para as agulhas com comprimento de 4 e 5 mm, recomenda-se o ângulo de 90 graus. Já para as agulhas de 6 e 8 mm, o ângulo poderá variar entre 90 e 45 graus e para os comprimentos maiores que 8 mm, deve ser feito o ângulo de 45 graus.