Qual a diferença entre Starflon e Teflon?

Perguntado por: ecavalcante9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

E o revestimento de Starflon? Já o revestimento de Starflon tem vários subníveis, de acordo com a sua resistência. É, portanto, muito usado na fabricação de panelas, sendo livre de Ácido Perfluorooctanóico (PFOA), que é o produto usado para colar o Teflon e que também pode ser tóxico.

É bem comum encontrar panelas com Teflon, mas existem alternativas sem a substância e que também não grudam. Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon. Se tiver “PTFE free”, ou livre de PTFE, significa que é outro material.

O melhor da antiaderência
E nesse quesito a linha Mônaco merece o topo desse ranking. As peças possuem antiaderência de qualidade com a alta tecnologia Starflon T3 e promete até 15.000 ciclos. Suas alças são revestidas com silicone e as tampas de vidro temperado possuem saída para o vapor.

O processo é simples:

  1. Retire as etiquetas da panela, lave-as com água morna e seque bem;
  2. Com um pano macio, papel toalha ou pincel, passe um pouco de óleo (pode ser de qualquer tipo!) por toda a superfície antiaderente;
  3. Deixe-a esquentar no fogo baixo por 2 minutos;
  4. Espere esfriar naturalmente. ...
  5. Lave e seque novamente.

Cerâmica ou teflon: qual melhor? Apesar das diferenças não serem tão grandes, o revestimento cerâmico é melhor que o teflon em importantes quesitos, principalmente saúde e desempenho. Apesar do maior investimento necessário, recomendamos a escolha desse material para a sua casa.

As panelas de Teflon são o tipo mais popular de utensílio antiaderente. O material, conhecido como politrafluoroetileno (PTFE), é plástico transparente usado para revestir potes e panelas de metal. Tal plástico oferece uma superfície cerosa e fácil de limpar.

Possui baixo coeficiente de atrito (o que confere a propriedade antiaderente) Não sofre ação dos raios solares.

cinco anos

A vida útil média de uma panela antiaderente é de cerca de cinco anos.

5 anos

Fazendo uso responsável das suas panelas e produtos, a vida útil do teflon vai longe, estando estimada em 5 anos, em média.

A panela de cerâmica feita de materiais naturais inorgânicos e minerais da crosta terrestre é uma boa opção. É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica.

Starflon T1
Ele também é conhecido como Starflon Max e é reconhecido pela sua resistência na cozinha. Sendo assim, pode resistir a mais de 5 mil ciclos de abrasão, que é o processo do esfrega-esfrega do dia a dia.

Linha de panelas Solar, lançada inicialmente em 1978, é até hoje uma das principais da Tramontina. Em 2020, a marca atualizou mais uma vez o produto.

É devido à presença do PFOA que o teflon é considerado o grande vilão quando o assunto são panelas, já que a substância está associada a um maior risco de câncer. Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada.

Livre de riscos
Na onda verde, há panelas antiaderentes que não contêm PTFE e PFOA. Essas duas siglas representam compostos químicos utilizados na fabricação da maioria desse tipo de revestimento e frequentemente vão para a berlinda como possíveis ameaças à saúde.

Leve ao fogo baixo por um ou dois minutos. Deixe a peça esfriar, lave e enxugue novamente. A partir daí, você pode usar seu utensílio Starflon, com ou sem gordura, dependendo de sua preferência. Durante o uso: • Evite esquentar demais o utensílio vazio.

Aço inox tem boa resistência
Esse tipo de panela é muito resistente e possui excelente durabilidade.

Que tipo de panela é mais saudável? As panelas de vidro, porcelana, cerâmica e aço cirúrgico são mais seguras e atóxicas devido o material que a revestem.

A panela de ferro fundido é uma ótima opção porque não traz qualquer risco para a saúde, é bastante resistente e pode cozinhar a temperaturas muito altas, sendo indicada para preparar carne ou frituras.

Frigideira Italiana Teflon 28cm (frita Sem Óleo / Não Gruda)

Continuar lendo Como saber se é teflon?