Qual a diferença entre SPC e Boa Vista?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Boa Vista Consumidor nada mais é do que o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) que possui uma lista com nomes de pessoas negativadas – físicas ou jurídicas – e dados gerais de inadimplência, como dívidas e pagamentos em atraso.

A Boa Vista SCPC é um banco de dados privado de caráter público (artigo 43, § 3º e 4º do Código de Defesa do Consumidor) que tem como finalidade disponibilizar informações seguras para melhor análise do empresário quando da concessão do crédito.

SPC – O SPC Brasil é encontrado principalmente na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – da cidade, e, assim como a Serasa, vende aos lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão negativadas. SCPC – o Serviço Central de Proteção ao Crédito é administrado pela Boa Vista Serviços.

Qual banco usa o score do Boa Vista? Os bancos podem consultar seu CPF em mais de um birô de crédito para fazer a análise, mas normalmente, os principais bancos que consultam o Boa Vista são: Agibank, Neon, Trigg e Caixa.

Sim, é possível, pois a SERASA recebe a maior de parte de suas informações da rede bancária enquanto os SPCs recebem os dados de devedores do comércio. Desta forma, podem existir informações que constam em uma base de dados e não estão na outra e vice-versa.

5) Por quanto tempo o nome é disponibilizado pelo Boa Vista SCPC? Por até 5 (cinco) anos, conforme entendimento do STJ e previsão do Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,§ 1º. Este prazo é contado a partir da data de vencimento da dívida e não da data da inclusão no sistema.

Tanto o score do Serasa quanto o da Boa Vista, servem para nortear a decisão sobre a concessão de crédito ou não. De nenhuma forma isso significa que você terá a garantia de ser aprovado por ter um alto score de crédito.

Qual banco digital não consulta SPC e Serasa? Os bancos digitais que emitem cartões de crédito consignado e pré-pago não realizam consultas nos órgãos de proteção ao crédito. Sendo eles o BMG, SuperDigital, PagBank, Bradesco, C6 Bank e Bitz.

de 301 a 500 pontos: regular; de 501 a 700 pontos: bom; de 701 a 1000 pontos: muito bom. Portanto, seguindo a classificação do Serasa Score, quando você alcança mais de 500 pontos, já pode considerar que tem um score positivo.

O Score é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e que indica seu perfil de bom pagador. Com uma pontuação alta você tem maiores chances de conseguir crédito, melhores taxas e condições de pagamento.

A principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter o crédito aprovado. Isso inclui aquele crediário na loja, e o cartão de crédito que você pediu e é sempre negado. Mas também prejudica a aprovação de financiamentos empréstimos.

É possível consultar CPF no SPC de graça através do SPC Consumidor, site do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Como limpar as consultas do meu CPF no Serasa
Encaminhe o termo original impresso e assinado por correio junto com uma cópia legível do seu CPF e documento de identificação (RG ou outro documento de identidade, como CNH, passaporte, carteira de trabalho etc.).

Como aumentar o Score grátis
Mantenha os dados cadastrais sempre atualizados na Serasa. Pague as contas sempre em dia. Renegocie as dívidas que fizeram o CPF ficar negativado, se for o caso.

Varia de 0 a 1.000 e indica para o mercado as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos seis meses. Na prática, quanto maior for o Serasa Score, menores as chances de inadimplência.

É possível aumentar o score em 7 dias? Em primeiro lugar, é preciso destacar que não existe fórmula mágica para aumentar o score do CPF de uma pessoa. Por se tratar de uma avaliação de hábitos de consumo, os birôs de crédito avaliam essa pontuação ao longo do tempo, e não só de um momento isolado.

cinco dias

Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada. A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.