Qual a diferença entre sopro e assopro?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os verbos soprar e assoprar são sinônimos e com isso possuem o mesmo significado. Sendo assim, ambas as formas estão corretas podendo ser dito tanto “soprar a vela” quanto “assoprar a vela”. As palavras que tem mais de uma forma de escrita correta são chamadas de formas gráficas variantes.

assoprando - Dicionário Online Priberam de Português.

Certa vez no começo da primavera, na barafunda de árvores caídas, folhas e galhos secos, meu pai encontrou um soffione - flor que se assopra.

O dente-de-leão, ou Taraxacun officinale (nome científico da planta), nada mais é do que uma florzinha amarela comum em qualquer mato. Quando assoprada, abre-se em globo de penugem voadora.

“Quando assopramos a chama, apesar de fornecer mais oxigênio (o que melhoraria a combustão), o vento desloca a mistura gasosa, dispersando-a”, explica o físico Cláudio Furukawa, da Universidade de São Paulo. Portanto, a chama apaga.

Sobre o livro
Tudo corria bem na festa de aniversário do João. Mas, quando chegou a hora de assoprar as velas, algo surpreendente aconteceu e a confusão começou. Adultos e crianças vão se emocionar com esta história que já foi traduzida em diversos idiomas e publicada em vários países do mundo.

Não devemos assoprar papinha de bebê! Sabe-se que os adultos têm toda uma colonização de microorganismos estabelecida na boca e que os bebês têm o sistema imunológico ainda em formação e incompetente. Ato de soprar papinha antes de dar para bebê pode transmitir inclusive bactérias causadoras da cárie.

O ato de assoprar requer uma forte musculatura das bochechas, mandíbula, lábios e língua. Essa habilidade nem sempre estará presente no primeiro ano de vida, mas com dois anos a criança deverá estar apta a assoprar suas velinhas de aniversário!

Possibilitar maior controle respiratório; Fortalecer a musculatura orofacial, como lábios, língua e bochechas; Melhorar o controle na pronúncia de alguns fonemas; Além da possibilidade de estimular a linguagem através da interação durante as brincadeiras!

Por mais que seja normal para adultos e crianças, bebês não conseguem assoar o narizinho ainda. Então, não é algo indicado pois pode acabar machucando o pequeno.

Técnica do Sopro - Campos de Experiências: Traços, sons, cores e formas.

QUANDO ACONTECE
Em torno dos 3 anos, a criança já será capaz de assoar o nariz sozinha, pondo com força o ar para fora.

Pois bem, este movimento de sopro auxilia no desenvolvimento da linguagem porque os músculos das bochechas, por exemplo, são exercitados ao fazer o movimento. Consolida-se os fonemas e melhora a pronúncia, estas que estão relacionadas com a respiração.

Soprar um dente-de-leão nada mais é que jogar a energia de um desejo ao universo. E tudo que é pedido com sinceridade ao universo, que também pode ser considerado como Deus ou outra divindade, é atendido. Há muitas lendas que envolvem a planta.

Para os cristãos da Idade Média, a flor Dente-de-leão estava associada a Cristo e à Virgem Maria, possivelmente pelo formato da flor e pela cor amarelo-brilhante que lembra os raios de sol.