Qual a diferença entre soberba e ganância?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O orgulho soberbo (de quem se sente superior a tudo e a todos), a ambição desmedida, que se transforma em ganância (desejo ardente e desarrazoado de alcançar bens materiais ou prestígio pessoal) e a avareza (sórdido apego ao dinheiro) constituem vícios deploráveis da natureza humana.

A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, autossuficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18. Postado em 5 de junho de 2013 às 07:44. Pensamento: Hoje em dia, a busca pelo poder, a ambição desmedida, o desejo de levar vantagem em tudo, tornaram-se marca registrada da natureza humana.

Por que algumas pessoas são soberbas? Existem várias possíveis causas para a soberba em algumas pessoas, incluindo: Insegurança: algumas pessoas podem desenvolver um comportamento soberbo como uma forma de mascarar os seus próprios sentimentos de insegurança ou inadequação.

O que é Arrogante: Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expertem vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.

A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é o oposto da generosidade.

Ajude sempre que possível. Converse seriamente com a pessoa arrogante, sem fazer críticas. Diga o quanto ela é importante e especial, mesmo se não tiver razão o tempo todo. Destaque a importância de respeitar a opinião dos outros, sem deixar as nossas de lado.

Com isso, os pecados capitais seriam atitudes que afastariam o ser humano de Deus. São eles: luxúria; soberba; preguiça; inveja; gula; avareza; ira. Os sete pecados capitais, portanto, nasceram com o cristianismo.

Orgulho se combate com humildade
Dessa forma, como se tem em Tiago (4,6) “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. É na humildade que se conquista a honra – e a humildade é o contrário de orgulho em excesso.

Deus não aceita os arrogantes em sua presença (Salmos 5.4,5) e, um dia, todos eles abaixarão os olhos na presença do Senhor (Isaías 5.15). A arrogância destrói as pessoas: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Pv 16.18). O destino dos soberbos é a perdição.

Soberba é orgulho, arrogância, sentimento de superioridade.
O soberbo tem uma visão distorcida de si mesmo, achando que é melhor que os outros. A Bíblia diz que a soberba leva à ruína.

Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expertem vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.

Gente arrogante costuma se mostrar mais do que realmente é.
No geral, é uma pessoa que se considera melhor que os outros. A arrogância faz transparecer a falta de humildade na maior parte das situações em que aparece. Uma pessoa com arrogância apresenta características de vaidade e soberba muito fortes.

O pobre soberbo costuma ter bom gosto com roupas, culinária e etecétera e tal. Mas é do tipo que gosta de manter a aparência de bacana, usar vestimentas de marcas famosas, mesmo que isso comprometa suas prioridades (como supermercado, prestações ou algo assim).

Significado de Soberba
substantivo feminino Sentimento de superioridade em relação a outra pessoa; orgulho, altivez: achava-se melhor que os demais, era uma pessoa soberba. [Pejorativo] Comportamento da pessoa arrogante, presunçosa; prepotência.

1 afetado, afofado, altivo, amaneirado, arrogante, atrevido, convencido, desdenhoso, empafiado, emproado, enfatuado, entufado, esnobe, fátuo, gabarola, imodesto, insolente, jactancioso, jactante, opinioso, orgulhoso, pedante, presumido, presunçoso, presuntuoso, pretensioso, prosa, snob, soberbo, ufano, vaidoso, ...

Prefere ignorar que o outro sabe algo que ele não sabe. Portanto, escolhe não aprender algo que ignora. Mesmo sabendo muita coisa, escolhe continuar sendo ignorante. Já a arrogância de quem acha que sabe o que, no fundo, sabe que não sabe.

O Evangelho está dizendo hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. A vida do homem não consiste nos bens que ele possui. Podemos passar a vida toda alimentando a ganância do ter e possuir, e quando achamos que possuímos, que juntamos e acumulamos, a vida nos é tirada.