Qual a diferença entre Skinner e Pavlov?

Perguntado por: mdorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Pavlov foi quem começou com os experimentos de condicionamento, Watson partiu desses experimentos e desenvolveu sua teoria baseado em Estímulo e Resposta, onde só estudava comportamentos observáveis, já Skinner estudava comportamentos observáveis e não observáveis, as contingências, partindo de estímulo, resposta e ...

Algumas diferenças entre o condicionamento clássico e o operante: - Enquanto o condicionamento clássico inclui uma resposta já estabelecida através de outro estímulo anterior, o operante não necessita de nenhuma resposta dada anteriormente.

No condicionamento respondente, a resposta é limitada; apenas novos estímulos podem ser condicionados, não novas respostas. No condicionamento operante, por outro lado, a resposta emitida em decorrência de um estímulo pode ser alterada.

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

Pavlov mostrou que um estímulo incondicionado provoca uma resposta incondicionada; um estímulo condicionado, uma resposta condicionada; e um estímulo incondicionado associado a um estímulo neutro passa a ser condicionado.

Teoria do reflexo condicionado
Enquanto investigava o sistema digestivo dos cães, Pavlov dirigiu sua atenção para a reação dos animais ao alimento. Notou que a boca do animal salivava não apenas quando ele recebia alimento, mas também quando via o alimento.

A teoria do Condicionamento Clássico ou Condicionamento Pavloviano, foi criada na década de 1920 pelo fisiologista Russo Ivan Petrovich Pavlov, ao estudar o sistema digestivo, em especial o reflexo salivar.

O que Pavlov fez foi, basicamente, apresentar um estímulo neutro ao cachorro, tocando uma sineta por repetidas vezes. Depois, o pesquisador emparelhava uma carne para o cão, logo em seguida ao som da sineta — o que gerava salivação no cão.

Quais são os tipos de condicionamento físico? O condicionamento físico integra 4 tipos: equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Vamos ver no detalhe o que cada um representa, exercícios adequados e seus benefícios.

O condicionamento clássico consiste na associação de um estímulo inicialmente neutro com um estímulo significativo. Portanto, quando se apresenta o estímulo neutro, na ausência do outro estímulo, surgirá uma resposta similar a que se produziria caso se apresentasse o estímulo significativo.

Condicionamento clássico x Condicionamento operante.

Skinner acreditava e defendia a investigação do comportamento, e analisando organizações, espaços e humanos, ele chegou a conclusão que cada ser se comportava de acordo com o ambiente em que estava inserido, e suas ações eram consequências dos estímulos oferecidos por essa vivência.

John B. Watson

O Behaviorismo metodológico foi o ponto de partida do Behaviorismo, fundado por John B. Watson, com base nas teorias sobre condicionamento do russo Ivan Pavlov. O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções.

O comportamento operante caracteriza-se por ser um comportamento voluntário. Exemplos: andar, correr, pular, escrever, etc. Ele não é produto de um estímulo que o antecede, mas é seguido de conseqüências.

Qual foi a teoria de Skinner? A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo.