Qual a diferença entre sinonímia e polissemia?

Perguntado por: rsales . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

A essas relações de sentido damos o nome de sinonímia (quando o sentido é igual ou similar) e de antonímia (quando o sentido é oposto), tendo as palavras sinônimas e antônimas, respectivamente.

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

É um meio utilizado por quem escreve, ou por quem fala, para melhorar a expressividade de um texto literário. Quando é empregada em uma frase, faz com que esta se torne mais eloquente para os que a leem ou ouvem.

Apenas considera dois tipos de sinonímia: as totais e as parciais.

A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.

1 oração, período, proposição, sentença. Expressão: 2 bordão, expressão, citação, dito, divisa, dizer, elocução, epígrafe, lema, locução, máxima, mote, slogan.

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.

Exemplos de Polissemia
Na frase 1, o termo “cabeça” é empregado como estado mental. Já na frase 2, o termo é empregado como a parte física do corpo humano, e na frase 3, o termo é utilizado como pessoa pensante fundamental.

Homônimas são palavras que têm a mesma pronúncia e, às vezes, a mesma grafia, mas significação diferente. Polissemia uma palavra pode ter mais de um significado. A esse fato lingüístico, dá – se o nome de polissemia.” 2.

A polissemia ocorre quando uma única palavra possui vários significados. Ex1: Ele ocupa um alto posto na empresa. Ex2: Abasteça no posto da esquina. Nos exemplos acima, a palavra posto é polissêmica porque a mesma palavra assume significados diferentes em cada uma das situações.