Qual a diferença entre Silabico alfabético e alfabético?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Nível silábico
A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O nível silábico - alfabético, como o próprio nome diz, é a transição do nível silábico para o alfabético, nele a criança escreve as palavras utilizando em algumas sílabas apenas uma letra para representa-la e em outras a sílaba inteira, como por exemplo na palavra CAVALO, ela pode escrever CAVLO.

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

Nível alfabético – reprodução dos fonemas. O último nível desta evolução é quando a criança consegue perceber o valor das letras e sílabas. É o chamado nível alfabético, no qual o estudante passa a reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, percebe o modo de construção do código da escrita.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

O silábico-alfabético pode fazer dupla com um colega que esteja na mesma hipótese. Nesse caso, quem escreve é o aluno que alterna as letras sem pertinência. Crianças nessa hipótese também podem fazer dupla com colegas na hipótese silábico com valor sonoro (que atuarão como escribas), ajudando-os a avançar.

Nível Alfabético
Este é o último nível das fases da alfabetização. Nele, é possível que a criança consiga reproduzir corretamente todos os fonemas das palavras. Agora ela já consegue compreender o valor das letras e o valor de cada sílaba. Nesse nível, eles distinguem letras e sílabas, palavras e frases.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Vamos analisá-lo: a estrutura silábica básica do português brasileiro se dá no padrão “CV”, ou seja, consoante seguido de uma vogal.

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.