Qual a diferença entre Silabando e soletrando?

Perguntado por: dleiria8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Silabar e soletrar são coisas diferentes no Brasil, soletrar é ler letra a letra, os caracteres que formam a palavra escrita, já silabar é ler sílaba a sílaba.

A soletração/deletreação significa dizer o nome das letras ao visualizar sílabas e palavras, com o objetivo de se traduzir em sons uma palavra visualizada. No entanto, a pronúncia do nome da letra afasta o aprendiz do significado da palavra que ele soletra.

Regras para soletrar palavras
1 - Ouvir com atenção a palavra para soletrar. 2 - Repetir a palavra completa. 3 - Soletrar a palavra, indicando as letras que a compõem. 4 - Após iniciar a soletração, as letras que já foram indicadas não poderão ser corrigidas.

Quando as crianças em fase de alfabetização são solicitadas a ler textos sem saber o que está escrito e o ensino é pautado apenas na memorização das sílabas, de forma descontextualizada, elas acabam identificando as letras, mas não entendem as palavras.

Cartazes de sílabas
Pegue cartolinas e cole várias sílabas coloridas. Esse exercício é muito proveitoso e mostra sua eficácia a partir do momento em que o aluno começa a fixar as partes de uma palavra. Importante notar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional. A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto.

– Silábica:
Nessa fase, a criança já começa a fazer as primeiras associações entre a escrita e a fala – mesmo errando algumas letras. Ela também pode ser dividida em dois níveis: o silábico sem valor sonoro e o silábico com valor sonoro.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Desenvolver de forma prazerosa, habilidades de leitura e conhecimentos da Língua Portuguesa, despertando a curiosidade e a necessidade de pesquisar, tornando-se cidadãos leitores, capazes de não só decodificar palavras de um texto, mais interpreta-lo e também reproduzi-lo de forma criativa conforme normas gramaticais.

so·le·trar trar

  1. Ler, pronunciando separadamente as letras ou juntando as letras em sílabas. =
  2. Ler mal ou com dificuldade. =
  3. Ler lentamente.
  4. Começar a compreender.
  5. Ler soletrando as palavras.

O Projeto Soletrando pretende abordar as normas e convenções relacionadas ao ensino da escrita – de maneira lúdica e, por meio de uma gincana, em que as crianças deverão soletrar, corretamente, palavras com regularidade e irregularidades Page 4 ortográficas, trabalhadas em sala de aula.

Soletrando (também chamado de Campeonato Nacional de Soletração) é um concurso brasileiro de soletração que era realizado anualmente pelo programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, com alunos da Rede Pública de Ensino de, segundo se afirma, todo o país. O quadro foi relançado em 2022, agora pelo Domingão com Huck.

Claudia não imaginava que o projeto inspirado no programa de Luciano Huck daria tão certo. Segundo a fonoaudióloga, as crianças gostam tanto que a identificam como a 'profe do Soletrando'.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

São elas:

  • PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. ...
  • SILÁBICO-ALFABÉTICO. ...
  • ALFABÉTICO.

O nível silábico - alfabético, como o próprio nome diz, é a transição do nível silábico para o alfabético, nele a criança escreve as palavras utilizando em algumas sílabas apenas uma letra para representa-la e em outras a sílaba inteira, como por exemplo na palavra CAVALO, ela pode escrever CAVLO.