Qual a diferença entre serviços tomados e prestados?

Perguntado por: treal . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 4 votos

Serviço prestado é a execução de uma atividade econômica efetivamente intangível, por uma pessoa física ou jurídica. Serviço tomado é quando a pessoa física ou jurídica contrata um determinado tipo de serviço.

O prestador de serviço, como o próprio nome diz, é quem oferece algum tipo de serviço, de forma comercial, a uma empresa ou pessoa física. Quando um cliente entra no seu site e compra um curso online, um webinário ou um evento, ele está adquirindo algo que você está oferecendo a ele.

2- Dados do tomador do serviço
O segundo passo é informar os dados do tomador do serviço, como nome, endereço e CNPJ. Pelo CNPJ, os dados do tomador serão pesquisados no sistema e automaticamente preenchidos. Também é possível cadastrar um tomador que não conste no sistema.

Como cadastrar Tomador de Serviço?

  1. CEP, informe o número e clique em [Buscar endereço];
  2. Tipo Inscrição, selecione a inscrição e informe o número ao lado;
  3. Tipo, selecione a opção 'Tomador serviço';
  4. CNAE 2.3, informe o mesmo CNAE 2.3 da empresa (sistema preenche automático);

As principais características da Prestação de Serviços são simultaneidade, intangibilidade, imperecibilidade e ausência de troca de propriedade.

Na terceirização, surge a figura do tomador de serviços, que contrata empresa ou pessoa física, para intermediar a prestação laboral, estando os trabalhadores a ela vinculados.

Prestador Eventual é toda pessoa física ou jurídica que não possua um contrato social com atividades que se enquadrem no ramo de prestação de serviço, mas eventualmente presta algum serviço no município e por isso deve efetuar o pagamento do ISSQN.

A Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) é um documento fiscal emitido apenas por prestadores de serviço, cujo objetivo é comprovar transações comerciais com pessoas físicas ou jurídicas; O ISS é um dos tributos cobrados nesse tipo de nota e não existe um prazo limite para emissão do documento.

Deve ser informado além da rua ou avenida, o complemento, como nº do estabelecimento, Bairro ou Distrito. Informar a cidade do tomador do serviço. Informar o estado do tomador do serviço. Preencher corretamente com o número do CNPJ, se pessoa jurídica, ou com o número do CPF, se pessoa física.

Para que uma empresa ou prestador de serviço possa emitir a NFS-e é necessário ter um Certificado Digital, que geralmente é oferecido pela prefeitura onde a empresa está inscrita. Caso contrário, é possível adquirir um Certificado Digital em uma Autoridade Certificadora habilitada na ICP-Brasil.

O tomador no Seguro Garantia é a empresa contratada para desempenhar determinado serviço e é o responsável por contratar a apólice, com o objetivo de garantir que ele irá cumprir o que foi acordado.

É possível consultar nota fiscal de serviço de qualquer lugar do Brasil com ConexãoNF-e, de forma automática, graças à tecnologia RPA. O Portal ConexãoNF-e captura os documentos das prefeituras e armazena em nuvem, deixando todas as NFSe disponíveis em tela.

01 - Caso queira incluir um novo tomador, escolha o tipo de documento, preencha os campos e clique no botão Salvar. 02 - Clique em Pesquisar para verificar se o tomador já esta cadastrado no sistema. Selecione o prestador e clique no botão Incluir Dados do Tomador na Nota.

O ISS retido pelo tomador é o recolhimento do Imposto Sobre Serviço devido pelo prestador (o contribuinte), mas apurado e pago aos cofres públicos pelo contratante (tomador). Em geral, a retenção ocorre em operações envolvendo municípios diferentes, quando o tomador é de um município e o prestador é de outro.

O Imposto Sobre Serviços se aplica a empresas ou profissionais autônomos que realizam a prestação de serviços. É um dos principais tributos municipais — se não o principal! O ISS é também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ou ISSQN.

Ou seja, quando o consumidor solicita um serviço prestado, estamos falando de uma atividade a ser realizada que não necessariamente envolve um item material. Nesse caso, o cliente paga pela experiência, mas não por uma propriedade.

Pode-se dizer que existem dois tipos principais de prestação de serviços:

  • Prestadores de Serviços Fixos: possuem um escritório, sala ou sede, e fornecem serviços específicos. ...
  • Prestadores de Serviços contratados: são profissionais ou empresas que prestam serviços de acordo com um contrato de serviço firmado.

Uma das, se não a mais importante, definições da prestação de serviço é a entrega de valor ao tomador. Em outras palavras, considera-se que o prestador de serviço deve resolver alguma questão de interesse do tomador da qual ele não quer, ou não pode, resolver por si só.