Qual a diferença entre serras chapadas e morros?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

As chapadas apresentam estruturas semelhantes a mesas, conhecidas como escarpas, que são quedas acentuadas em seu relevo e cujos topos são planos. A altitude delas geralmente é superior a 600 metros. Os morros são formações com o topo arredondado, com altitude entre 300 e 900 metros.

- Morro: Elevação natural do terreno com altura de até 300 m aproximadamente. - Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações. Serra: Cadeia de montanhas. Muitas vezes possui um nome geral para todo o conjunto e nomes locais para alguns trechos.

Colina, morro ou cerro – é caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave. Suas elevações possuem altura inferior a 300 metros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).

Serra: é um conjunto de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3.000 metros. Recebe esse nome porque seus terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos assemelham-se a uma serra.

Chapada, em Geografia, significa uma forma de relevo elevada, geralmente superior a 600 metros, com uma extensa área no topo toda (ou quase toda) plana, criando um cenário semelhante a uma planície.

Segundo a Geologia, ciência natural que estuda a Terra, chapada é um termo que corresponde a uma área elevada, de grandes dimensões, com topo relativamente ou essencialmente plano. No Brasil, também são conhecidas como Planalto e são formações típicas naturais, geralmente localizadas em áreas de intersecção de biomas.

Conheça as 7 chapadas do Brasil

  1. Chapada Diamantina - BA. ...
  2. Chapada dos Veadeiros - GO. ...
  3. Chapada dos Guimarães – MT. ...
  4. Chapada das Mesas - MA. ...
  5. Chapada do Araripe - CE. ...
  6. Chapada dos Parecias - MT.

Chapada é um termo da geografia e da geologia usado para denominar uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente ou essencialmente plano. Essas são as características que definem o relevo da região, o que explica o fato da nomenclatura sempre ter sido utilizada.

substantivo masculino Monte de pouca elevação; colina, monte, cerro. Pequena elevação num terreno plano; outeiro. [Popular] Comunidade habitacional fixada nas encostas desses morros; favela, comunidade.

Morros são elevações com altura inferior a 300 metros. Por sua vez, as montanhas são elevações com altura superior a 300 metros.

As serras, de uma forma bastante generalizadas, são formadas através do desgaste das montanhas, ou seja, são conjuntos de montanhas muito erodidas, no entanto, como uma das principais características das serras é o formato bastante arredondado do seu topo, formando quase que uma meia laranja e entre as montanhas ...

Pelas leis em geral, os morros são formados em consequência de uma falha geológica, pela erosão ou pelos movimentos das placas. E no caso especial do morro isolado sua formação se deve principalmente pela erosão, ou seja, esta é a causa que define o terreno em questão.

A diferença entre planalto e chapada é que enquanto o planalto tende a apresentar o topo mais irregular, a chapada apresenta seu topo aplainado, formando estruturas semelhantes a uma mesa.

A serra é, portanto, um subconjunto de montanhas que está dentro de outro conjunto maior e mais extenso, ao qual se dá o nome de cordilheira.

7 serras brasileiras para você conhecer

  • 2.1 Serra da Canastra.
  • 2.2 Serra do Rio do Rastro.
  • 2.3 Serra dos Órgãos.
  • 2.4 Serra Gaúcha.
  • 2.5 Serra da Mantiqueira.
  • 2.6 Serra do Mar.
  • 2.7 Serra Catarinense.

Formou-se a partir da erosão atuante sobre estruturas conhecidas como escarpas de falha. Insere-se no bioma Mata Atlântica, sendo habitat de milhares de espécies de plantas e animais, algumas delas ameaçadas de extinção.

Conheça as 7 Chapadas do Brasil. As 7 chapadas do Brasil estão localizadas em seis estados de três regiões: No Nordeste, estão a Chapada Diamantina (BA), a Chapada das Mesas (MA) e a Chapada do Araripe (CE). No Centro-Oeste, temos a Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Chapada dos Parecis (MT).

A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.