Qual a diferença entre ser simpático e empático?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A grande diferença entre empatia e simpatia é que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, e que ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões. A simpatia é um estado de humor que visa a aproximação, mesmo entre desconhecidos.

A empatia é tentarmos entender os outros, termos a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos dos outros. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.

A empatia é definida como a capacidade de sentir ou compreender o que a outra pessoa está passando, mas do ponto de vista dela, e não do seu. Ainda, a empatia é considerada facilitadora para comportamentos pró-sociais, o que resulta em compartimentos mais compassivos.

É uma forma de trabalhar o seu controle emocional e de manifestar o seu cuidado com o próximo. Todo ser humano bem-humorado e simpático transmite sentimentos positivos por onde passa.

`` Uma pessoa simpática é aquela que trata as pessoas bem, com educação, que conquista as pessoas com seu sorriso amigo, que não escolhe a quem dizer um bom dia; é alguém que mesmo sabendo que hoje em dia não pode confiar em todos e nem todos falarão com ela com respeito, mas não diferencia ninguém.

Considerando que empatia é um conceito amplo, estudiosos da área costumam classificá-la em alguns tipos. Entre os mais conhecidos estão a empatia cognitiva, a empatia emocional ou afetiva e a empatia compassiva.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

O contrário de empatia é: Contrário de identificação e entendimento: 1 estranhamento, afastamento, enjeitamento, indiferença, repúdio, repugnância, repelência, repulsa, repulsão, repulso, repugno, resistência, desprezo.

Empatia é a capacidade que uma pessoa tem de sentir e se colocar no lugar de outra pessoa, como se estivesse vivendo a mesma situação. A partir da empatia é possivel entender o sentimentos e as emoções do outro.

Ao contrário da empatia, a apatia diz sobre um estado de indiferença. São aquelas pessoas fechadas, frias, que não se permitem tocar pelo sentimento alheio.

A empatia é compreendida, de outro modo, como a capacidade de considerar e respeitar os sentimentos alheios, de se colocar no lugar do outro, ou vivenciar o que a outra pessoa sentiria caso estivesse em situação e circunstância similar (Silva, 2008).

Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa. Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente.

A empatia é definida como a capacidade de uma pessoa compreender de forma acurada a perspectiva e sentimentos de outra pessoa e de expressar esta compreensão de forma sensível. A empatia é um comportamento complexo que envolve elementos cognitivos, afetivos e comportamentais em sua manifestação.

Como ser simpático e desenvolver confiança com outras pessoas

  1. Seja autêntico. Uma das qualidades mais apreciadas na comunicação é a autenticidade. ...
  2. Use a linguagem corporal. ...
  3. Use o nome da pessoa no diálogo. ...
  4. Esqueça o celular. ...
  5. Escute mais os outros. ...
  6. Sorria ao falar. ...
  7. Seja paciente.

5 gestos que podem nos ajudar a parecer mais simpáticos

  1. Sorriso. Cada pessoa tem uma forma particular de demonstrar gentileza e simpatia com quem está ao seu redor. ...
  2. Contato visual. ...
  3. Acenar com a cabeça. ...
  4. Manter uma distância curta. ...
  5. Inclinar ligeiramente o corpo e tocar na outra pessoa.

Você é muito charmoso. Acho lindo seu sorriso, seu cabelo e principalmente seu olhar. Adoro seu jeito de me abraçar, seu carinho e seu beijo tão doce. O seu sorriso me encanta e a sua voz me fascina.