Qual a diferença entre ser forte e corajoso?

Perguntado por: dmello7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O que significa ser forte? Parte de ser forte e corajoso significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não tinha todas as respostas para os desafios diante dele. Mas ele foi aconselhado a seguir em frente mesmo assim, agindo com fé.

Significado de Corajoso
substantivo masculino Quem não tem medo; quem expressa coragem, bravura, valentia; destemido. Aquele que tem disposição, força e vigor para enfrentar problemas ou situações complicadas. adjetivo Que não tem medo; em que há coragem, bravura, valentia: atleta corajoso.

O adjectivo corajoso provém do substantivo coragem, sob a forma coraj- + sufixo -oso, adaptação do francês courageux.

Então, ser corajoso significa agir de acordo com a sua verdade. Se olharmos para o significado no dicionário, coragem é tido como firmeza de espírito para enfrentar situações difíceis, como uma espécie de bravura, de forte moral para agir em meio a perigos.

Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Seja Forte e Corajoso, não se apavore nem desanime, confie em Deus porque Ele estará com você em todos os lugares.

9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Saudável; resistente; forte; robusto; intrépido; corajoso.

O valente de Deus é aquele que não teme arriscar-se por um grande projeto. O verso 11 de 2 Samuel 23 diz: "Depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Lei, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus.

Podemos fazer uma analogia dizendo que o destemido é o louco, o inconsequente, aquele que não possui o medo dentro de si. Isso, de certa forma, está bem distante do corajoso, que sim, possui o medo, mas que o desafia e o supera em prol de um objetivo.

Além disso, a coragem pode ser dividida em quatro tipos: a coragem física, coragem moral, coragem psicológica e coragem vital.

Alguns estudiosos da etimologia apontam que coragem vem do Latim “Coraticum”, por sua vez, derivado de “cor”, “cordis”, “coração”. Nesta linha de pensamento encontramos uma lição importante: o coração era considerado, na antiguidade, a “casa” que abrigava tanto a coragem quanto a inteligência.

1 Força ou energia moral diante do perigo. 2 Sentimento de segurança para enfrentar situações de dificuldade moral. 3 Atributo de quem tem determinação para realizar atividades que exigem firmeza.

Leão: representa coragem, liderança e realeza.

O conceito é usado para designar ao valor, a bravura ou a valentia. Por exemplo: “Com muita coragem, o jovem entrou pela casa adentro em chamas para resgatar o cão”, “A mulher demonstrou a sua coragem ao atuar desta forma”, “Falta coragem aos juízes deste país para acabar com a corrupção”.

É preciso ter coragem para dar o primeiro passo e superar esse grande obstáculo. A coragem é fundamental dentro de nossas vidas, ela nos permite realizar, e realizar é a essência de nossa vida, da conquista de nossos sonhos.

Ser corajoso não significa nunca ter medo – significa que você está com medo, mas não deixa de fazer algo por causa dele. Ao tentar livrar-se de suas emoções, elas frequentemente tonam-se mais fortes. Em vez disso, reconheça que você se sente da forma que se sente.

A Bíblia diz em Hebreus 11.6, que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Veja ainda o que diz a Palavra do Senhor em Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Para ajudá-lo a cumprir com a missão recebida, o próprio Deus exortou a Josué por três vezes lhe pedindo: “Esforça-te e tenha bom ânimo” (cf. Josué 1,6-9), pois os inimigos que iria enfrentar, por mais numerosos que fossem ou por mais fortes que parecessem, seriam vencidos pela força de Deus.

O livro de Josué é uma continuação dos cinco livros de Moisés (Gênesis–Deuteronômio) e descreve como o Senhor ajudou os israelitas a obter a terra prometida. O relato da conquista mostra que, quando os israelitas obedeciam estritamente aos mandamentos do Senhor, Ele deva-lhes a vitória sobre seus inimigos.

10 Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.