Qual a diferença entre ser batizado com o Espírito Santo e ser cheio do Espírito Santo?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Existe diferença entre ser batizado com o Espírito Santo e ser cheio do Espírito Santo. O batismo é concedido no momento que o pecador crê e é salvo (Ef 1:13-14; 1 Co 12:13), e ser cheio do Espírito Santo é viver de acordo com a Palavra de Deus, é ser guiado pelo Espírito Santo (Ef 5).

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo ...

Ser cheio do Espírito Santo significa ter uma experiência poderosa com o Espírito Santo. A Bíblia compara os efeitos de ficar cheio do Espírito Santo com a alegria da embriaguez! Para ser cheio do Espírito Santo, basta buscar e pedir com fé.

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico:

  • Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando;
  • A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha;
  • A imersão: o batizando é imerso nas águas.

O batismo no Espírito Santo consiste no selo do Espírito, por meio do qual somos identificados no mundo espiritual como filhos de Deus. Dessa forma, segundo a Bíblia, constatamos que somos cheios do Espírito Santo no momento de nossa conversão, ou melhor, de nossa regeneração.

O crente cheio do Espírito Santo é grato a Deus por tudo em nome de Jesus Cristo. Ele entende perfeitamente que, independente das circunstâncias, Deus continua sendo Deus na sua vida.

O Espírito Santo em mim: como posso fortalecer sua presença?

  1. Termos clareza que estamos disponíveis para receber o Espírito Santo. ...
  2. Nos reconhecermos como pecadores e não termos vergonha de pedir perdão a Deus. ...
  3. Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo. ...
  4. Rezar e falar com Deus todos os dias.

adjetivo Que contém tudo de que é capaz; preenchido, repleto. Que está completamente ocupado; atarefado: dia cheio.

Embora nem todos falem em língua como um dom, todos os que são batizados com o Espírito manifestariam as línguas evidenciais, ainda que esse fenômeno venha a ocorrer uma única vez. No entanto, a distinção entre línguas como sinal e línguas como um dom não é apresentada em nenhum lugar do Novo Testamento.

Não devemos orar sobre eles pelo batismo no Espírito, o que daria a impressão enganosa de que o Espírito Santo é dado independentemente de sua incorporação em Cristo e em Sua Igreja. Isso não significa, absolutamente, que elas não podem receber oração de imposição de mãos.

A palavra 'esvaziar' significa 'tornar vazio', desocupar. Isso quer dizer que, para sermos cheios da Presença e da vida de Deus, precisamos desocupar nossa casa espiritual, ou seja, o nosso interior, o nosso coração, para dar lugar ao Espírito de Deus nos encher e operar nas nossas vidas.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Celina Martins Albuquerque foi uma das primeiras pessoas a crer no batismo no Espírito Santo ensinado na Igreja Batista de Belém por Gunnar Vingren e Daniel Berg. Ela passou a buscar a promessa de Deus, vindo a receber no dia 8 de junho de 1911.

A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, uma voz sutil, mas penetrante, regeneradora. É por ela que Deus nos fala com amor, Ele fala lá no fundo da nossa consciência, para nos mostrar todas as coisas. Contudo, é preciso buscar, ser assíduo na oração. Não tenha medo de conversar com Deus sobre a sua vida!

A verdadeira voz
Segundo Palmeira, a voz gravada, aquela que vai ser socializada, não tem o acréscimo da via óssea. Ou seja, o indivíduo, assim como os demais, escuta a voz apenas por intermédio da via aérea. “Então, a nossa verdadeira voz é a voz que está gravada”, afirma o fonoaudiólogo.

Como podemos ouvir a voz de Deus?

  1. Ir ao templo. Muitas pessoas se reuniram ao redor do templo na terra de Abundância (ver 3 Néfi 11:1). ...
  2. Sentir o poder. A princípio, os nefitas ouviram “uma voz mansa”, mas “não entendiam a voz” (3 Néfi 11:3). ...
  3. Aguçar os ouvidos. ...
  4. Procurar a fonte.

Na verdade, Ele nos transmite uma sensação de paz. Depois daquele dia, dei-me conta de outras ocasiões em que senti o Espírito Santo. Quando meu pai deu uma bênção a minha mãe, fechei os olhos e tentei ficar bem reverente. Aí senti de novo aquela mesma sensação de calor.

“O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”). Ele presta testemunho de Jesus Cristo, de Sua obra e do trabalho de Seus servos na Terra. O Espírito Santo presta testemunho da verdade.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.