Qual a diferença entre ser antissocial e introvertido?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A principal diferença entre ser um introvertido e ser antissocial é que os introvertidos são engajados socialmente (de uma forma que se sinta confortável para eles), enquanto aqueles que são antissociais preferem não ser.

Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo. E isso não é porque ele tem algum problema em estar com outras pessoas ou tenha medo de socializar.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

Segundo a pesquisa, pessoas com características antissociais podem ter altos níveis de criatividade. Características antissociais geralmente são apontadas como um problema pela ciência. Estudos anteriores mostraram que pessoas solitárias possuem o mesmo risco de morte prematura que aquelas diagnosticadas com diabetes.

O comportamento antissocial é marcado por ações de impulsividade, rebeldia, transgressão e, até, agressividade. Tais comportamentos geram perturbações em alguma ordem vigente ou violam, severamente, as expectativas sociais de um contexto particular, como a escola.

O nome desse fenômeno, como utilizamos em nosso dia-a-dia, é a timidez, o oposto da descontração. De acordo com o Psicólogo Natal Marsari, existem três tipos básicos de timidez: a timidez situacional, a timidez crônica e a timidez proposital.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

"A timidez está ligada ao medo, enquanto que a introversão é apenas uma preferência por ficar só, não implica nervosismo ou ansiedade", diz ela.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

As pessoas introvertidas tendem a se afastar da vida social, não são adeptas a grandes aglomerações ou a um excesso de interação social. Dificilmente, uma pessoa introvertida interage intensamente em grupos grandes, sobretudo, se não forem pessoas de sua confiança.

Imagine que você é uma pessoa que se sente tímida em situações sociais. Ou seja, você sente uma ansiedade antecipatória, quando chega perto de uma situação social, mas também prefere fazer coisas sozinho. Aí seria o caso de você ser um tímido e introvertido.

De acordo com o DSM-5, qual dos seguintes é um critério diagnóstico de transtorno de personalidade antissocial?

  1. Sentir euforia ao maltratar alguém.
  2. Sentir inveja dos outros e achar as pessoas te invejam.
  3. Necessidade de ser admirado incondicionalmente.
  4. Agir impulsivamente ou não planejar para o futuro.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes.