Qual a diferença entre self e self?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O substantivo self é um conceito muito utilizado na psicologia. Nos substantivos compostos com a palavra self, esta pode ser traduzida como auto: self-service ou autosserviço, self-induction ou autoindução. Exemplos com self: É muito importante termos a consciência do self.

O termo self foi utilizado pela primeira vez em um contexto psicana-lítico por Freud. Contudo, de acordo com Mijolla (2002), havia um conflito entre os significados que Freud atribuíra a self e a outro conceito, ego.

O self é descrito como instância psíquica fundamental que contém os elementos que compõem a personalidade, mas não contém o núcleo da existência genuína do indivíduo. Assim, o protagonista da existência é o "ser interior", e o self atua como coadjuvante principal na formação da personalidade.

Em uma definição sucinta, self inclui um corpo físico, processos de pensamento e uma experiência consciente de que alguém é único e se diferencia dos outros, o que envolve a representação mental de experiências pessoais (Gazzaniga & Heatherton, 2003).

Numa aceção geral, entende-se por self aquilo que define a pessoa na sua individualidade e subjetividade, isto é, a sua essência. O termo self em português pode ser traduzido por "si" ou por "eu", mas a tradução portuguesa é pouco usada, em termos psicológicos.

Para Jung o self pode ser compreendido como a imagem da totalidade da psique, como seu centro e também como símbolo dessa unidade, abrangendo consciente e inconsciente e o próprio eu.

Rogers (1951/1992) entende o self como um campo fenomenológico em que o indivíduo organiza uma percepção e conceito de si mesmo. Desta forma então, constitui-se de um encontro entre as demandas internas do organismo e as demandas externas (valores sociais etc.)

Ausência do ego não significa a ausência de um eu (self) funcional (o que seria próprio de um psicótico e não de um sábio); significa que não estamos mais exclusivamente identificados com esse eu.

De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA), o termo personalidade se refere a diferenças individuais em padrões característicos de pensar, sentir e agir. É um conceito relacionado à individualidade e identidade de uma pessoa, sendo relevante tanto a nível pessoal quanto social.

É o self “mim” que passou a ser chamado autoconceito – a série de idéioas ou crenças que cada um de nós tem sobre as próprias qualidades. Contudo, é o self “eu” que cria o autoconceito, que tem as crenças e as idéias sobre si mesmo.

O self social de um indivíduo é o reconhecimento que ele obtém de seus pares, isto é, um indivíduo tem tantos eus sociais quantos indivíduos que o conhecem e carregam uma imagem dele em suas mentes.

Na psicologia o conceito de ego faz referência ao centro da pessoa, isso é, o “eu”. O conceito de ego, id, superego e alterego foram criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana.

A ideia de que existem dois centros da personalidade distingue a psicologia junguiana. O ego é visto como o centro da consciência, enquanto o Self é definido como o centro da personalidade total, que inclui a consciência, o inconsciente e o ego; o Self é o todo e o centro.

O id é considerado o “animal instintivo dos seres humanos”. O ego surge por volta dos dois anos de idade.

O self se constitui por meio de processos de internalização ativa dos sistemas simbólicos da cultura que, por sua vez, modifica-se ao longo do tempo através das ações externalizadas de cada pessoa, em suas interações sociais.

O “self”, segundo a espiritualidade
Em outras palavras, o “self” é a consciência de nossa vida atual neste plano e neste planeta, enquanto a alma é a consciência e a essência que transcenderá este plano e este planeta, quando a nossa vida nele chegar ao fim.

O conceito de self criativo é a realização suprema de Adler como teórico da personalidade. Quando ele descobriu o poder criativo do self, todos os seus outros conceitos ficaram subordinados a ele. O self unitário, consistente e criativo é soberano na estrutura da personalidade.

2- Falso Self como identificação: Identificar é o mesmo que tornar idem, ou seja, igual. Sabe aquele ditado: diga-me com quem andas, que te direi quem és?

Para Jung, o ego é o organizador da esfera consciente da psique e é o responsável pelo sentimento de identidade, de continuidade e de coerência.