Qual a diferença entre sede ou cede?

Perguntado por: aguimaraes2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Sede pode ter o significado de vontade de beber, estar sedento, como “tenho sede de água”; ou pode indicar uma empresa, ou prédio principal, como “a sede da empresa fica em São Paulo”. Sede pode ainda ser uma conjugação do verbo sedar. Enquanto cede é uma conjugação do verbo ceder, com significado de abrir mão.

O que é Sede:
Sede é a sensação provocada pela desidratação do corpo, fazendo ficar com vontade de beber líquidos, principalmente água. Todos os seres vivos precisam de água para viver.

Já “cede” é a conjugação do verbo “ceder” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou também na segunda pessoa do singular do imperativo. É sinônimo de “abrir mão” de algo, romper ou se dar por vencido.

Hidrata as mucosas
Um sintoma comum na gripe é o ressecamento das mucosas do nariz e da boca, um sinal típico da desidratação causada pela doença. Sem as mucosas, o corpo sofre ainda mais para combater infecções e rachaduras nestes locais podem facilitar a invasão de bactérias no corpo.

“Sede” escrito com S é um substantivo que indica, principalmente, a vontade de beber. Para esse sentido, a palavra deve ser pronunciada com vogal fechada na primeira sílaba (ê). Também pode significar uma cidade, empresa, prédio ou estabelecimento principal, como a sede de algo.

[Por Extensão] Local em que uma organização, empresa ou companhia tem seu estabelecimento mais importante; cidade-sede.

Quando seu corpo perde muita água, ele sente a necessidade de se hidratar, para manter seu funcionamento. Isso acontece, por exemplo, quando você transpira muito ou quando fica muito tempo sem beber líquidos…

1) Definição:
A sede social de uma empresa (sociedade) é o lugar concretamente definido onde a sociedade se considera situada para a generalidade dos efeitos jurídicos em que a localização seja relevante e que consta obrigatoriamente dos respetivos estatutos, pacto social, contrato de sociedade ou ato constitutivo.

1 sequidão, secura. Exemplo: Estou cheia de sede.

Sedo é a conjugação do verbo sedar na 1ª pessoa do singular no presente do indicativo, como “eu sedo os pacientes antes de fazer operações”. Cedo pode ser um advérbio que se refere à brevidade, ao que acontece antes da hora ou pela manhã, como “eu adoro levantar cedo”. E pode ainda ser uma conjugação do verbo ceder.

A ingestão de alimentos gordurosos, muito salgados ou doces, segundo Yonekura, podem provocar mais sede e, portanto, devem ser evitados próximo à hora de dormir. Para não acordar durante a madrugada com sede, é fundamental se hidratar de maneira adequada durante o dia.

Ceder faz referência ao ato de abrir mão de algo em prol de outro indivíduo, desistindo ou renunciando. Ainda pode significar o ato de se dar por vencido ou perder força. Além disso, ainda se refere ao ato de afrouxar, tornando algo mais largo, solto.

Beber muita água e urinar pouco não significa necessariamente que você está com insuficiência renal. Se você mora em uma região mais quente, é possível que grande parte da água que você ingere esteja sendo eliminada pela pele e respiração, mesmo sem você perceber.

O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada pessoa. Exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).