Qual a diferença entre sarna e sarna negra?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Diferentemente dos outros tipos de sarna, a demodécica não coça, exceto quando, além da sarna, o cão desenvolve infecção secundária por bactérias na pele, que conhecemos por piodermite. Esse tipo de sarna é hereditário, ou seja, ela é transmitida da mãe aos filhotes.

A forma generalizada da sarna negra geralmente acomete grandes áreas do corpo do animal. A alopecia generalizada difusa é a única anormalidade cutânea no curso inicial da doença. São observados em pouco tempo, coceira, descamação, formação de crostas e tamponamento folicular, que resulta na forma escamosa.

Os principais sintomas da sarna negra são:

  1. Queda de pelos.
  2. Muita coceira.
  3. Descamação da pele.
  4. Engrossamento da pele.
  5. Inchaço.
  6. Ferimentos.

Veja alguns remédios preventivos para sarna negra em cachorro disponíveis no petshop online da Petlove.

  1. Antipulgas Zoetis Simparic.
  2. Antisséptico Sept Clean.
  3. Aerossol Sarnicida Duprat Tiuran.
  4. Sabonete Sarnicida Duprat Tiuran.
  5. Shampoo Agener União Dr. Clean.

A transmissão é hereditária, porém, alguns fatores exercem influencia direta para que a sarna demodécida se manifeste nos pets. Por exemplo, animais que vivenciaram doenças como câncer, passaram por gestações, separações duras ou mesmo estiveram em período de cio, tem mais suscetibilidade à desenvolver a doença.

Visto que a sarna provoca comichões e pode assemelhar-se por certos aspectos ao eczema (vermelhidões e bolhas, lesões de coceira), às vezes ela pode ser inicialmente confundida com um eczema. É melhor não as confundir, pois a sarna é benigna, mas contagiosa.

Causa: Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

Para diagnosticar a sarna, o médico dermatologista faz uma avaliação na pele, buscando verificar a presença de túneis e lesões típicas da doença no paciente. No entanto, também é possível coletar o material das “feridas” para confirmar ou descartar a suspeita do ácaro, por meio da análise no microscópio.

Você pode, porém, utilizar produtos caseiros para aliviar a coceira durante o tratamento da sarna. Aplique camomila, Aloe vera ou alho triturado na pele do cão. Observe se ele terá alguma reação alérgica e, em caso positivo, suspenda o uso.

Para o tratamento da sarna sarcóptica recomenda-se a dose de 0,2 mg/kg a cada 7 dias, em um total de 4 administrações. Nos casos de sarna demodécica recomenda-se 0,5 mg/kg uma vez por dia durante 60 dias, podendo estender por até 90 dias a critério do médico veterinário.

Outra planta que também é benéfica no tratamento da sarna é a camomila. Ela pode ser usada como desinfetante das áreas infeccionadas pelo ácaro. Prepare uma infusão de camomila com água, igual é feito chá. Molhe uma gaze na mistura e passe nas regiões afetadas para aliviar o incômodo causado pela doença.

A coceira irritante causada pela sarna sarcóptica e otodécica pode ser eliminada em até 4 semanas com os tratamentos adequados, mas as feridas podem levar mais tempo para cicatrizar completamente.

A ivermectina veterinária é um medicamento veterinário usado para tratamento da sarna sarcóptica, sarna demodécica, verminoses gastrointestinais e do verme do coração, condições essas causadas pelos parasitas Ancylostoma sp, Toxocara canis e Trichuris sp.

sarcóptica

A sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, é a sarna em cães mais comum. Inclusive, esse é o único tipo que pode ser transmitido para humanos, pois é uma zoonose. Ela normalmente atinge as regiões do peito, barriga e próximo aos ouvidos.

Os sintomas da sarna demodécica ou sarna negra em cachorro aparecem de duas formas: em casos localizados, como uma mancha, ou de maneira generalizada, com manifestações no corpo todo. Os locais mais comuns em que se manifesta são ao redor dos olhos e da boca, nos cotovelos, calcanhares e queixo.