Qual a diferença entre São Francisco de Assis e das Chagas?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Mais conhecido, no Nordeste do Brasil, como São Francisco das Chagas é o mesmo São Francisco de Assis. No final de sua vida, São Francisco recebeu as Chagas de Jesus, durante um momento de profunda oração no alto de um Monte.

Francisco nasceu órfão, na cidade do Rio de Janeiro, e foi o primeiro membro da família Chagas no Rio Grande do Sul, que hoje está na sua 10ª geração. Foi soldado e lutou contra os espanhóis que tomaram a cidade de Rio Grande, em 1763. Faleceu em 1834, em Povo Novo, distrito daquela cidade do sul do RS.

No Brasil, a partir do sincretismo religioso, São Francisco de Assis foi incorporado pela Umbanda e Candomblé, sendo venerado sob a figura de Xangô. O Dia de São Francisco de Assis é comemorado em homenagem à data de sua morte, em 1226, e foi sepultado na Igreja de São Jorge na cidade de Assis.

Quando a visão se desvaneceu, uma transformação tinha-se operado nele: na sua carne estavam gravados os sagrados estigmas da Paixão. Grandes feridas lhe rasgavam as mãos e os pés: nas cicatrizes percebiam-se nitidamente as cabeças negras dos pregos.

Sabemos, outrossim, que na alma deste santo, as chagas do Senhor já estavam impressas. E como Cristo foi recompensado pelo Pai, ressuscitando-o e vencendo a morte, Francisco, no Monte Alverne, também recompensado por Deus, em seu corpo, pela impressão dos estigmas de seu Filho Jesus Cristo.

São Francisco de Assis

A vida de São Francisco de Assis e a pobreza estão diretamente ligadas. O religioso, que nasceu na Itália e que é santo reconhecido pela igreja católica desde o século 13, também ganhou o status de protetor dos animais.

Reza a lenda que, na construção da Basílica, um homem teria despencado lá de cima, mas se valendo de São Francisco, ficou enganchado numa das tábuas, livrando-se de uma morte certa. Canindé, assim como outras cidades essencialmente religiosas, ganhou fama a partir dos supostos milagres ocorridos.

Santos como São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia, São Pio de Pietrelcina e Santa Gemma Galgani foram alguns dos que receberam, em vida, os estigmas de Cristo.

O serial killer de São Luís, no Maranhão, está preso desde 2003, na penitenciaria de Pedrinhas, em uma área isolada dos outros detentos. As sentenças contra o assassino, hoje com 55 anos, totalizam 580 anos em regime fechado, número que pode aumentar, segundo novas investigações.

“Francisco já tinha morrido para o mundo, mas Cristo estava vivo nele. As delícias do mundo eram uma cruz para ele, porque levava a cruz enraizada em seu coração. Por isso fulgiam exteriormente em sua carne os estigmas, cuja raiz tinha penetrado profundamente em seu coração”.

A lição mais significativa que São Francisco deixou para a humanidade está expressa na saudação que ele dirigia a todos que encontrava: “Pax et Bonum” – “Paz e Bem”. Quando chegava a alguma casa Francisco dizia “A paz esteja nesta casa” ou “O Senhor vos dê paz”.

Costuma se dizer que São Jerônimo, que no sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô, castiga os mentirosos, os ladrões e malfeitores.

Francisco de Assis, tendo sido João Evangelista, foi um dos excelsos benfeitores espirituais da Codificação sistematizada por Allan Kardec, e deixou-nos algumas mensagens bem profundas, como a publicada na Revista Espírita de dezembro de 1864 (Sessão Comemorativa na Sociedade de Paris):

Oxum

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga”, explica o frei. Já as imagens mais atuais, mostram o santo com animais.

“O cordão franciscano, composto por três nós, simboliza os votos de pobreza, obediência e castidade. A pobreza é uma atitude interior de desprendimento de tudo o que aprisiona e impede o ser humano de viver em profunda comunhão com Deus.

É uma virtude que nos dá forças para recomeçar e que nos empurra para frente, enquanto as forças do mal e do Inimigo nos levam para trás, pois querem nos ver arriados.

04 de outubro

Imagem de São Francisco das Chagas de Canindé, também conhecida carinhosamente pelos devotos como Francisquinho.

São Francisco de Assis é conhecido mundialmente como o padroeiro dos animais e da ecologia. O Dia dos Animais é uma homenagem ao santo, inclusive, celebrada em 4 de outubro. Por toda a vida, Francisco cuidou dos animais como se fossem seus irmãos.

Outro fato interessante foi que um cachorro o encontrou e começou a levar pão para São Roque. O dono do cão, notando a regularidade com que o animal fazia isso, seguiu-o e encontrou o santo. Roque ficou curado da doença e conseguiu a conversão de seu benfeitor.