Qual a diferença entre Santo Daime e ayahuasca?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

A ayahuasca, que também pode ser chamada de “Santo Daime” ou “vegetal”, contém uma substância chamada de DMT (Dimetiltriptamina). O chá é estudado, porque essa substância altera a percepção da realidade e pode ter efeitos terapêuticos, por exemplo, no tratamento da depressão.

O Santo Daime é uma religião cosmocentrista. Para os seus seguidores, Deus está presente em todas as coisas, inclusive dentro das pessoas. O chá seria o responsável por nos apresentar a nós mesmos.

Tal bebida é conhecida como o elo entre o mundo dos vivos e dos mortos ou mundo dos espíritos. Os Yaminawá imaginam a pessoa em três partes: o corpo, a consciência e o espírito. O shori, nome dado à bebida, possibilita o acesso ao mundo espiritual.

Quem ingere o chá pode vomitar ou entrar em estado de meditação profunda. As reações variam de acordo com cada organismo. Entre os fiéis que cultuam seu uso, o chá é a chave para a consciência plena e a conexão com o divino. A ayahuasca não é uma droga, mas sim uma erva medicinal usada em rituais religiosos.

Segue a lista de alguns medicamentos que NÃO DEVEM ser utilizados concomitantemente com ayahuasca: Fluoxetina (Prozac e outros); Citalopram (cipramil, Denyl); Paroxetina (Aropax, Cebrilin, Pondera);

Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998).

Entretanto, desde 2004 o CONAD (Conselho Nacional Antidrogas) não a considera como alucinógena, considerando seu emprego nestes rituais – sendo que alguns utilizam para ela o termo “enteógeno” (en- = interno; -theo- = divindade; -genos = gerador) – o pelo fato de que não há relatos de dependência física.

O Santo Daime é a ramificação mais ligada aos signos da igreja católica e é bem rígida durante os trabalhos. Existe até um fiscal que ajuda nos momentos de aperto, afirma João.

Além de restringir o uso do chá à religião, o Conad não indica o consumo da substância concomitantemente a medicamentos antidepressivos, álcool, drogas ilícitas e para pessoas que tenham algumas doenças mentais como esquizofrenia, psicose e bipolaridade.

Santo Daime é uma doutrina Amazônica fundada por Raimundo Irineu Serra, em Brasiléia, no Acre, em 1920.

Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou. Juntamente com os efeitos, a ayahuasca aumenta os níveis de serotonina no estômago e no cérebro.

A medicina não deve ser utilizada por quem faz tratamentos com antidepressivos e remédios tarja preta, pessoas com tendência a esquizofrenia e outras doenças psicológicas. Antes de cada ritual, é preciso seguir uma dieta de pelo menos 48 horas sem álcool, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.

O chá de ayahuasca é ministrado em rituais de Santo Daime e causa alucinações em quem consome a bebida. O efeito dura de quatro a oito horas.

A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos. Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo.

Porém, o Xamanismo brasileiro não é apenas uma religião e não faz uso apenas da Ayahuasca em suas cerimônias. Também tem valor cultural, outras plantas de poder enteógeno e outras "medicinas" que são elementos culturais da tradição espiritualista.

Por consequência, a DMT provoca mudanças no corpo todo. São diversos os efeitos colaterais possíveis, que afetam boa parte dos usuários: vômito, mal-estar, diarreia e alterações emocionais significativas. Há ainda o estado contemplativo, de transe, que rendeu à ayahuasca a classificação de enteógeno.