Qual a diferença entre sabedoria e humildade?

Perguntado por: voliveira9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria. Humildade não é se declarar pequeno. Humildade é reconhecer as suas forças e suas fraquezas, e perante isso, buscar o seu melhor. O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.

A falta de humildade é uma característica das pessoas que pensam apenas em si mesmas e se sentem superiores ou melhores do que os outros. São invejosas e não conseguem valorizar as virtudes alheias. A falta de humildade provoca uma certa rejeição social consciente ou inconsciente; o orgulho gera solidão.

A humildade é a virtude que consiste em ter consciência das próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com esse entendimento. Analisando do ponto de vista da filosofia, Immanuel Kant afirma que se trata da virtude central da vida, uma vez que ela dá uma perspectiva apropriada da moral.

Ser humilde é entender seu verdadeiro valor. Deus lhe ama porque ele lhe criou, não por causa de sua aparência ou das coisas que você faz. Humildade é reconhecer que seus sucessos vêm de Deus e que é ele que lhe capacita.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada.

1 convencido, arrogante, metido, petulante, pedante, presunçoso, presumido, pretensioso, afetado, imodesto, orgulhoso, altivo, soberbo, esnobe, snob, enfatuado.

Por exemplo: admitir um erro, compartilhar o conhecimento aprendido, ser grato. Uma pessoa humilde conhece as suas capacidades e oportunidades, mas não procura se destacar em relação aos outros e nem tem a necessidade de ostentar os seus êxitos e conquistas.

Parte de ser humilde é respeitar os outros. Respeitar os outros é, de alguma forma, ajudar. Trate outras pessoas como iguais e ajude-as, pois essa é a coisa certa a se fazer. Diz-se que você aprendeu o conceito de humildade quando ajuda os outros sem esperar nada em troca.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Para o humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

Embora ser humilde exija reconhecer nossas próprias dificuldades, limitações e limites, isso não significa fazer uma demonstração deles. Humildade significa viver na verdade, aceitando que não somos perfeitos.

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra.

A falsa modéstia é um pecado difícil de reconhecer, porque vem disfarçado em forma de piedade. Pode penetrar em nossas orações e em nossa maneira de falar. Pode ser a razão pela qual desviamos de elogios em vez de simplesmente agradecer.

melhorar a cada dia e olhar para a nossa conduta da semana anterior e agir melhor nesta semana, fazer as coisas melhor hoje do que fizemos ontem”. Assim, o primeiro passo para nos tornarmos mansos é melhorar dia a dia. Dia após dia, precisamos tentar ser melhores do que no dia anterior, ao prosseguirmos nesse processo.

Mas sem dúvida encontramos em Jesus Cristo o exemplo supremo de humildade. Durante seu ministério terreno, Ele forneceu várias demonstrações visíveis de humildade, como por exemplo, sua atenção com as pessoas desprezadas e rejeitadas, ou quando Ele lavou os pés de seus discípulos (João 13:3-16).

Quem teme o SENHOR e é humilde consegue riqueza, prestígio e vida longa. No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles. Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve” (Mt 11,29).

O humilde sabe pedir ajuda ao amigo, ao sacerdote, àquela pessoa que caminha ao seu lado. O humilde reconhece os próprios limites e sabe que não é um “super-homem”, capaz de resolver seus problemas sozinho. 7ª característica: A humildade nos ensina a acolher os outros e a não julgá-los.