Qual a diferença entre rio e riu?

Perguntado por: idias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A principal confusão ocorre nas formas eu rio (no presente) e ele riu (no passado), devido à pronúncia parecida que apresentam.

Leitor quer saber se a primeira pessoa do singular do presente do indicativo é eu RIO. É isso mesmo: eu RIO, tu ris, ele ri, nós rimos, vós rides, eles riem. O verbo SORRIR, que é derivado de RIR, fica eu SORRIO.

Logo, no presente do indicativo, registramos: eu rio, tu ris, ele ri, nós rimos, vós rides, eles riem. No pretérito perfeito do mesmo modo: eu ri, tu riste, ele riu, nós rimos, vós ristes, eles riram. Uma pausa comparativa: eu rio (presente), ele riu (passado).

Risada patológica
Contudo, em casos extremos, essa incontinência pode, sim, indicar algum problema neurológico, como a síndrome do afeto pseudobulbar, também chamada “transtorno da expressão emocional involuntária” ou “labilidade emocional”.

Indicativo

  1. Presente. eu. rio. tu. ris. ele/ ela/ você ri. nós. rimos. vós. rides. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. ri. tu. riste. ele/ ela/ você riu. nós. rimos. vós. ristes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. ria. rias. ria. ríamos. ríeis. riam.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. rira. riras. rira. ríramos. ríreis. riram.
  5. Futuro. eu. rirei. rirás. rirá riremos. rireis. rirão.

A principal confusão ocorre nas formas eu rio (no presente) e ele riu (no passado), devido à pronúncia parecida que apresentam.

Ela deriva de rivus, “pequeno curso dágua, riacho”, que também originou o nosso rio. Como surgiam muitas diferenças, inimizades e roubos por causa da divisão das águas para irrigar as plantações, as pessoas que tinham que dividir a água de um rivus muitas vezes competiam entre si, ficando rivais.

Ela vem do Latim rivus, “curso dágua, riacho, arroio”.

Rir é verbo irregular. Conjuga-se em todas as pessoas, tempos e modos: rio, ris, ri, rimos, rides, riem; ri, riu, rimos, riram; ria, ria, ríamos, riam; rirei, rirá, riremos, rirão; riria, riria, riríamos, ririam; que eu ria, ria, ríamos, riam; se eu rir, rir, rirmos, rirem; risse, risse, ríssemos, rissem ...

As duas formas são corretas.

Dica rápida de verbo. Para falar algo que você fez, normalmente se usa o pretérito perfeito. Mas os verbos da terceira conjugação (-ir) oferecem alguma dificuldade aos colegas 'facebookeanos' na primeira pessoa. No pretérito, não usamos 'r' no fim do verbo, portanto: eu curti, eu ri, eu sorri, eu li, eu vi.

O Rei Leão: relembre 6 frases memoráveis
Ah, sempre fui muito corajoso… Eu rio na cara do perigo!” – diz Simba no cemitério dos elefantes.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

síndrome pseudobulbar

Síndrome do Coringa
O palhaço do crime, como é chamado o Coringa, apresenta desde a sua origem o riso incontrolável em situações nada engraçadas. Trata-se de uma condição neurológica rara chamada de síndrome pseudobulbar (PBA).

Também conhecida como transtorno da expressão involuntária, o afeto pseudobulbar, é um tipo de transtorno neurológico que faz rir e chorar descontroladamente.