Qual a diferença entre rezadeira e benzedeira?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

Nessa relação, a benzedeira exerce um papel de intermediação entre o sagrado e o humano objetivando a cura, e essa terapêutica tem como processo principal o uso de algum tipo de prece (Quintana, 1999. A ciência de benzedura: mau-olhado, simpatias e uma pitada de psicanálise.

Pode-se observar o apelo ao sobrenatural pelas benzedeiras, na Umbanda o benzimento também tem essas características, de invocar o poder dos orixás para proteção e libertação da pessoa a ser benzida.

O benzimento não pode ser cobrado. Para as rezadeiras, trata-se de uma missão a cumprir na terra.

São os benzedores e as benzedeiras, pessoas portadoras de um poder especial, capazes de controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais. Por meio de benzimentos, garantem o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

Para a realização da reza, as benzedeiras utilizam muito as plantas, pois acredita-se que se o mal ali existir, este se direciona à planta, fazendo com que ela fique murcha. Caso a benzedeira não esteja com uma planta, ou um ramo, o mal contido se direciona á ela.

As rezadeiras rezam para vários fins: afastar o olhado, espinhela caída, dor de cabeça, cobreiro, vermelhão na pele, engasgamento, para apagar fogo, e até contra algumas Page 6 enfermidades nos animais, enfim, uma prática religiosa emergencial, capaz de atender as necessidades daquele povo.

Como material, você pode utilizar ervas, velas e amuletos, dependendo do objetivo do benzimento; Sempre inicie o ritual com uma prece de agradecimento da sua preferência; Por fim, se posicione de forma confortável e concentre-se no benzimento que você escolheu realizar, seguindo as recomendações dadas.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

Oração de Benzer de quebrante
Conheçam as principais folhas que eram bastante utilizadas pelas benzedeiras: Arruda(Ruta graveolens) usada no tratamento de olhado, quebranto e banho de descarrego. Guiné (Petiveria-alliacea) , utilizada para o benzimento era recomendada no uso de chás e banhos.

Rituais da Benzedeira para fazer com o bebê:
Para o bebê dormir melhor: com um raminho de manjericão nas mãos, pegue o bebê no colo e cantarole canções de ninar. Assim que ele pegar no sono, coloque o galhinho de manjericão dentro do travesseiro e mantenha-o lá por sete dias.

Você pode levar seu filho para benzer, sim, mas na Igreja Católica”, orienta o padre. O professor Felipe Aquino também reponde se é pecado ou não levar os filhos aos benzedeiros: “A Igreja não autoriza as bênçãos por pessoas leigas; logo, essas benzedeiras não fazem algo legal e isso deve ser evitado.

Ritual tem o poder de livrar todo o mal
Pedra nos rins, quebranto, mau-olhado, proteção, cura de chagas, nervo torcido, abertura de caminhos e toda sorte de mazelas e desejos podem ser contemplados pelo benzimento. E o arsenal das benzedeiras é tão vasto quanto sua capacidade de se doar.

Amarre uma fitinha vermelha no berço da criança,no carrinho e na entrada do quarto. A cor vermelha tem o poder de desviar os olhares e tirar o foco do seu filho. Esta tonalidade também é a cor que protege dos males da vida. +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente.

O paciente não pode agradecer nem pagar. Isso pode acarretar na extinção da mediunidade. Caso alguém agradeça, ela não pode aceitar, tampouco tocar em dinheiro que lhe seja ofertado por benzer. No entanto, os presentes são bem-vindos, esses depois de um tempo fecham o ciclo da cura.

Geralmente, a benzeção é feita mais de uma vez, dependendo do mal que se acomete. No caso de cobreiro, por exemplo, é preciso benzer até três vezes para que ele seque.

Reg ( GO, MG ) , coloq Prisão de ventre; constipação. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : ventos-virados . ETIMOLOGIA voc comp.