Qual a diferença entre revogação e cancelamento?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

A diferença entre anulação e revogação é que a primeira desfaz um ato ilegal, enquanto a segunda extingue um ato válido que se tornou inconveniente ou inoportuno.... Anulação A anulação tem efeitos retroativos, ou seja, seus efeitos vão desde o início do ato.

Significa deixar de vigorar, de ter efeito ou de ser válido. Consiste em anular algo, como alguma lei ou algum dispositivo legal, por exemplo. É o ato que implica em tirar os efeitos de alguma decisão, lei, ordem etc.

II - revogar a licitação”. Portanto, em resumo, a decisão de revogar ou anular uma licitação consiste no seu desfazimento pela autoridade administrativa competente para a aprovação do procedimento, devendo o ato ser, em ambos os casos, motivado em parecer escrito e fundamentado na forma do inciso IX, do art.

A revogação em Direito Público constitui um mecanismo, através do qual um ato jurídico (lei, regulamento ou ato administrativo) cessa a sua eficácia em virtude da posterior entrada em vigor de outro ato da mesma hierarquia ou de hierarquia superior que incida sobre o mesmo objeto (material, territorial e pessoal) e ...

Revogar é tornar sem efeito uma norma, retirando sua obrigatoriedade. Significa tornar sem efeito e só pode ser feita por lei de igual hierarquia. A revogação total denomina-se ab-rogação e a revogação parcial da lei denomina-se de derrogação.

O procedimento licitatório pode ser revogado em qualquer uma de suas etapas ou anulado até mesmo após o regular encerramento de certame homologado. De todo modo, quando forem constatadas ilegalidades que não permitam a convalidação do ato ou do procedimento viciado, a anulação se impõe.

37 da Constituição Federal e no art. 3º da lei 8.666/93. A aplicação da revogação fica reservada, portanto, para os casos em que a Administração, pela razão que for, perder o interesse no prosseguimento da licitação ou na celebração do contrato.

Anulação, revogação e convalidação dos Atos Administrativos

  1. Anulação. Um ato é nulo quando afronta a lei, quando foi produzido com alguma ilegalidade. ...
  2. Revogação. Revogação é a forma de desfazer um ato válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno. ...
  3. Convalidação.

19 sinônimos de revogada para 1 sentido da palavra revogada: Que foi anulada, ficando sem efeito: 1 resilida, desfeita, quebrada, anulada, resolvida, terminada, rescindida, cancelada, rompida, invalidada, desmanchada, dissolvida, abolida, ab-rogada, cassada, nulificada, infirmada, derrogada, desatada.

Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo, que estava suspenso, voltasse a tramitar.

é plenamente possível fazer revogar o ato revogador, o que em última instância tem o condão de dotar de eficácia o ato antes desfeito.

A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante ...

Assim, diante de todo o exposto, podemos concluir que o licitante vencedor não pode impedir a Administração Pública de proceder à revogação do procedimento licitatório, mas pode exigir, administrativamente, mediante recurso hierárquico, ou judicialmente, através de mandado de segurança, a indicação dos motivos ...

A Revogação corresponde ao cancelamento de um processo licitatório em função da conveniência ou oportunidade administrativa. O evento Revogação pode ser lançado durante a Fase 1 (antes do recebimento das propostas) ou após a fase 3 (após o encerramento da sessão pública).