Qual a diferença entre responsabilidade social e filantropia?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Além do mais, a Responsabilidade Social visa a sustentabilidade e a sobrevivência da empresa no mercado, enquanto a Filantropia visa resolver problemas pontuais e emergenciais, não visando à sobrevivência do negócio nem a perpetuação da marca.

Tanto a filantropia como a responsabilidade social trazem benefícios à sociedade, porém é preciso desmistificá-las entendendo que, a primeira tem caráter pontual, assistencialista e voluntário enquanto a segunda faz parte da estratégia de gestão do negócio e deve durar o tempo em que a empresa existir.

Filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. Doações de roupas, comida, dinheiro e demais ações de caridade são alguns exemplos.

A entidade filantrópica é uma “espécie” de entidade sem fins lucrativos, ela também atua de acordo com o interesse e necessidade da comunidade sem visar o lucro. Porém, as entidades filantrópicas estão mais voltadas para a assistência social, saúde e educação.

Em termos práticos, a caridade é incentivada por um impulso sentimental e a filantropia mira a eficiência do processo de transformação social. Ou como diz Benjamin Soskis, em texto para o Washington Post, “enquanto a caridade se vira para os sintomas, a filantropia se ocuparia das causas”.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

  1. Reduzir o impacto ambiental. ...
  2. Educar o público-alvo. ...
  3. Criar líderes ambientais. ...
  4. Usar produtos naturais. ...
  5. Ações de voluntariado. ...
  6. Fazer doações para instituições sociais.

Existem quatro tipos de responsabilidade social: responsabilidade social empresarial (RSE), responsabilidade social corporativa (RSC) e responsabilidade social ambiental (RSA) e responsabilidade social individual.

As principais características da responsabilidade social corporativa são: Uma prática empresarial responsável. Seguir estratégias de marketing responsáveis. O compromisso com iniciativas voluntárias que vão além do que é exigido pela legislação e pelas obrigações contratuais adquiridas.

A diferença entre a responsabilidade social corporativa e empresarial, é que a empresarial amplia seu campo de atuação econômico, chegando a fornecedores e clientes, por exemplo.

Empreendedorismo social não é filantropia, apesar de causar impacto positivo na sociedade. A diferença é que uma empresa social busca o lucro, ou no mínimo a ausência de prejuízo. Uma organização desse tipo compete normalmente no mercado e não depende de doações ou trabalho voluntário para se sustentar.

Assim, filantropia pode ser definida como amor ao ser humano ou amor à humanidade. No geral, ela se dá por meio de ações individuais ou de instituições filantrópicas, como a Pró-Saúde, que atuam em favor de políticas públicas e não tem fins lucrativos.

Warren Buffett
Considerado um dos maiores filantropos de todos os tempos, já doou US$ 46 bilhões (R$ 236 bilhões). A maior parte foi para a fundação de Bill e Melinda French Gates, que realiza ações de saúde, educação e combate à pobreza pelo mundo.

Filantropia é descrita, pelo Dicionário Houaiss, como “profundo amor à humanidade; desprendimento, generosidade; caridade”. Desta forma, podemos perceber que filantropia é o ato de ajudar alguém ou uma comunidade em específico, por meio de ações caridosas.

O que é um filantropo:
Um sujeito que pratica a filantropia, considerado um altruísta, que faz obras de caridade com a finalidade de ajudar outros indivíduos sem desejar nenhuma recompensa em troca. A palavra filantropo surgiu a partir do grego philánthropos, que significa "amigo da humanidade".

Existem 3 tipos de filantropia:

  • Ajudar um conhecido de forma pontual;
  • Fazer pequenas doações financeiras ou voluntariado esporádico;
  • Contribuir com uma parcela de seu patrimônio ou de seu tempo, de forma recorrente, com foco em uma causa social.

Mas o que, de fato, é fazer filantropia? A filantropia pode ser dividida praticamente em três fases: O ato de ajudar um conhecido, de forma pontual (por exemplo, doar roupas ou pagar a escola para a faxineira da casa) O ato de fazer pequenas doações financeiras ou ser voluntário esporadicamente.

Filantropia corporativa refere-se às ações de cunho social que visam ao apoio a uma causa social, como forma de levar o bem-estar a uma parcela da comunidade. Ela pode se dar por meio de apoio financeiro ou de voluntariado.