Qual a diferença entre remédio fitoterápico e remédio natural?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Portanto, fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas patologias. Remédios naturais são quaisquer substâncias retiradas na sua forma bruta da natureza, praticamente sem purificação alguma e utilizadas como medicamentos.

O medicamento fitoterápico é fabricado à base de vegetais ou plantas medicinais, que têm o poder de aplicar alguma ação terapêutica. Pode ser utilizado para tratar enfermidades, como glaucoma e diabetes, além de questões relacionadas à ansiedade e depressão.

Enquanto os medicamentos naturais são produzidos com base em produtos e matéria-prima encontrados na natureza, os medicamentos sintéticos passam por longos e complicados processos na indústria, que incluem outras substancias químicas para sua formação.

Conclusão: Os fitoterápicos mais utilizados são o Guaco (Mikania glomerata), medicamentos à base de Passiflora, chá verde e fitoterápicos a base de Curcuma. A prevalência do uso é apontada como baixa pela maior parte dos estudos.

Os profissionais habilitados a prescrever medicamentos fitoterápicos são: médicos após o diagnóstico; farmacêuticos, que de acordo com a resolução nº 546 de 21/07/2011, do Conselho Federal de Farmácia podem prescrever ou indicar medicamentos feitos na própria farmácia ou isentos de prescrição médica para doenças de ...

8 remédios naturais — um conceito conhecido

  1. Água. A água é um dos principais remédios que a natureza oferece. ...
  2. Ar puro. O ar é o segundo dos remédios naturais. ...
  3. Alimentação saudável. A alimentação é um dos principais remédios naturais. ...
  4. Exercício. ...
  5. Repouso. ...
  6. Temperança. ...
  7. Luz solar. ...
  8. Confiança em Deus.

Além de conhecer os oito remédios naturais que são exercício físico, repouso, ar puro, alimentação natural, temperança, água pura, luz solar e confiança em Deus.

Os melhores remédios naturais

  1. Chá de hortelã para dores no estômago. ...
  2. Chá de gengibre para dor de garganta. ...
  3. Suco refrescante para prevenir gripes e resfriados. ...
  4. Água aromatizada para enjoos. ...
  5. Suco de cranberry para prevenir infecção urinária. ...
  6. Exercícios físicos para a depressão.

Pelo fato de fitoterápicos terem composição natural e, portanto, serem menos danosos à saúde, tem se registrado aumentando no uso desses medicamentos para doenças que não possuem cura instantânea, como a depressão, ansiedade e insônia.

Depende. O efeito do medicamento homeopático varia de acordo com o grau da doença e o estado do paciente. Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido.

A utilização da fitoterapia deve ser recomendada e prescrita por profissional da saúde após avaliação prévia ou acompanhamento para o uso terapêutico isolado ou complementar junto a outra medicação no tratamento de alguma enfermidade.

Quando a planta medicinal é industrializada para se obter um medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico.

- Fitoterápico – medicamento preparado a partir de plantas medicinais. - Fitoterapia – tratamento feito com plantas medicinais que possuem propriedades de cura ou prevenção de doenças.

A Passiflora e a Valeriana são duas plantas que já passaram por vários estudos e, em algumas questões de ansiedade, podem ser indicadas por um médico. Alguns nomes comerciais de fitoterápicos para ansiedade que você vai encontrar nas farmácias por aí são: Calman. Sintocalmy.

Além dos medicamentos citados, alguns chás podem ajudar a dormir melhor:

  • Camomila (Matricaria recutita); ...
  • Jasmim (Jasminum spp); ...
  • Melissa, também conhecida como erva-cidreira (Melissa officinalis).

Fitoterápicos são produtos obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados - exceto substâncias isoladas -, utilizados com finalidade profilática, curativa ou paliativa. A Fiocruz ainda não tem nenhum fitoterápico na linha de produção.

Entretanto, podemos dizer que um dos maiores problemas do uso indiscriminado de fitoterápicos é que as substâncias presentes em algumas plantas podem interagir de forma negativa com certos medicamentos empregados no tratamento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão.

De acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os fitoterápicos mais utilizados na rede pública são o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona-de-soja, indicados como coadjuvantes no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e úlcera e sintomas do climatério, ...

Conheça eles:

  1. Alimentação saudável. ...
  2. Água. ...
  3. Ar puro. ...
  4. Luz solar. ...
  5. Exercício físico. ...
  6. Repouso. ...
  7. Exercer a temperança. ...
  8. Confiar em Deus.

Todo medicamento verdadeiro tem uma tarja na lateral que ao ser raspada com um metal reage e revela a logo do laboratório produtor e a palavra “qualidade”. Os remédios falsificados não apresentam essa tarja. Além disso, a embalagem deve estar lacrada e a rotulagem precisa estar em português.

Açafrão-da-terra, cravo-da-índia e canela são algumas opções de analgésicos naturais para aliviar dores específicas.