Qual a diferença entre registro formal e informal?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Também conhecida como linguagem culta, a linguagem formal é utilizada em momentos nos quais não existe familiaridade entre o interlocutor da comunicação ou quando um devido momento exige maior respeitabilidade.

O emprego formal é aquele regido pela Consolidação das Leis de Trabalho, a CLT. Nesse caso o trabalhador tem um vínculo empregatício registrado na Carteira de Trabalho, um documento oficial, e usufrui de todas as vantagens trabalhistas conquistadas.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

Devem ser aplicadas em contextos diferentes
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal.

Quem trabalha informalmente não tem descontos no salário, mas também não tem garantias e nem pode contar com o INSS para o caso de doença, por exemplo. Já quem trabalha formalmente tem essas garantias, além de FGTS, férias e direito ao 13° salários.

O que é Informal:
Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade. Ex: O almoço de domingo com a minha família é sempre bom porque o ambiente é muito informal.

A estrutura informal focaliza as pessoas e suas relações. A estrutura formal focaliza autoridades e responsabilidades. Do ponto de vista de administradores, a estrutura informal é um empecilho que regularmente oferece resistência às ordens formais, as altera ou ainda as cumpre por um procedimento diferente do desejado.

As palavras informais são aquelas que utilizam variações da gramática. Estas palavras não devem ser usadas na linguagem escrita formal, como na escola, no trabalho e em documentos. 17 – Tá beleza!

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

Autônomos sem CNPJ; Motoristas de aplicativo sem CNPJ; Entregadores de aplicativo sem CNPJ; Empregados sem carteira assinada.

O trabalho informal consiste na realização de atividades sem vínculos empregatícios ou registros formais. Trata-se do desenvolvimento de qualquer atividade autônoma, ou seja, na qual o indivíduo o desenvolve por sua conta.

Linguagem informal
É usada em situações formais, como entrevistas de emprego, seminários, e em documentos oficiais. É direcionada a autoridades como forma de respeito.

Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:

  1. Seja formal, mas simples. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal. Que segue protocolos, as solenidades; solene: colóquio formal. Que respeita leis em vigor ou se adapta às normas estabelecidas.

A organização formal é pautada pela lógica e racionalidade, enquanto a informal está ligada à espontaneidade. O termo organização remete a uma infinidade de possibilidades para ser vivido tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

A linguagem verbal tem duas modalidades: a língua escrita e a língua oral. Linguagem oral é a que se usa quando o interlocutor está frente a frente conosco e justamente podemos falar com ele. Já a escrita, em tese, é usada quando o interlocutor está ausente.