Qual a diferença entre recifes e arrecifes?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O nome "recife" é sinônimo de "arrecife" nos dicionários. O batismo da cidade veio desses muros aflorados por milênios na costa pernambucana: arrecife ou recife. O nome é masculino desde a origem. No entanto, sei por experiência que devemos sair da visão etimológica, porque ela se esvai nos costumes dos dias presentes.

A palavra recife se refere a “rochedo ou série de rochedos situados próximos à costa ou a ela diretamente ligados, submersos ou a pequena altura do nível do mar.

Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais.

O nome RECIFE vem da curiosa muralha natural de rochedos de coral ou arrecifes, que corre paralela à costa.

Embora esteja localizada mais próximo da África, a aproximadamente 100 km da costa sul do Marrocos, Lanzarote é uma região autônoma da Espanha, parte do arquipélago das Canárias, que fica a 1.400 km de distância.

Os recifes de coral fornecem os terrenos de desova e viveiro que as populações de peixes economicamente importantes precisam para prosperar. Os recifes de coral ajudam a proteger as comunidades costeiras dos surtos de tempestades e a erosão das ondas, que provavelmente aumentarão em face do aumento do nível do mar.

Na sua base há o esqueleto calcário do coral, que é fixo em um mesmo local até o fim da sua vida (EXPEDIÇÃO CORAL, 2018). Quando há diversos corais em um mesmo ecossistema, dá-se o nome de recifes de coral, e essas são as maiores estruturas vivas construídas por seres vivos em todo planeta!

Podemos classificar os recifes de corais em três tipos principais: franjas, barreiras e atóis. Os recifes em franja são aqueles que se formam perto da costa, separando-se dela por lagoas rasas. Os recifes em barreira formam-se de forma paralela à costa, porém as lagoas apresentam águas profundas.

Grande Barreira de Corais

A grande formação de recifes de corais de 2 mil quilômetros de extensão pode ser vista do espaço, tamanha a sua extensão. Patrimônio Mundial da UNESCO, a Grande Barreira de Corais da Austrália é o maior recife de corais do mundo.

Boa Viagem

Com 7 km de extensão, Boa Viagem é a praia mais famosa de Recife.

A principal diferença está no tempo de colonização. Os costões rochosos existem há milhões de anos e os recifes artificiais levam alguns anos até se tornarem uma área de complexa biodiversidade marinha.

Barreira de Corais de Ipioca
Ou ainda, a maior barreira de corais das Américas. Trata-se de uma barreira com cerca de 120 Km de extensão, que ficam localizados entre os municípios de Tamandaré, em Pernambuco, e Maceió, em Alagoas. Imagina só quanta diversidade de peixes e outros animais marinhos ela não abriga!

Costa dos Corais do Alagoas
Para a sorte de nós, brasileiros, uma das maiores e mais marcantes barreiras de corais do mundo fica no Brasil, no estado do Alagoas. São cerca de 135 km de corais que abrigam uma diversidade de peixes e outros animais marinhos.

Sob o ponto de vista biológico, recifes coralíneos são formações criadas pela ação de comunidades de organismos denominados genericamente "corais".

A capital pernambucana recebeu o apelido carinhoso de Veneza Brasileira porque sua paisagem, um emaranhado de terra e água, é cortada pelos rios Capibaribe e Beberibe, dezenas de canais e várias pontes.

Veneza Brasileira

O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial de sua área mais central com a cidade europeia de Veneza.

Em 1630, os holandeses, desembarcando ao norte da cidade de Olinda, dominaram todo o litoral pernambucano e a cidade dos arrecifes, onde edificaram e fizeram prosperar, na entrada do porto, a sede dos seus domínios.