Qual a diferença entre Radiopaco e Radiotransparente?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Radiotransparentes (pretas), são estruturas que permitem uma grande passagem dos raios X, como por exemplo, os pulmões; Radiopacas (brancas), são estruturas que bloqueiam ou absorvem grande parte da passagem dos raios X, como por exemplo os ossos.

Significado de Radiopaco
Que não permite a passagem de energia radiante. Variação de radioopaco. Etimologia (origem da palavra radiopaco). Radio + opaco.

A variação de densidades, das mais densas para as menos densas, é representada por metais branco (radiopaco)], córtex do osso (menos branco), gordura (cinza), músculo e líquidos (cinza bem mais escuro) e ar ou gás preto (radiolucente)].

São substâncias radiopacas (positivos) ou radiotransparentes (negativos) utilizadas no estudo radiológicos de algumas estruturas anatômicas. O sulfato de bário conhecido como (BaS04), conhecido como bário, é um sal insolúvel que, misturado à agua é utilizado como meio de contraste radiológico radiopaco.

Tem como finalidade, durante um diagnóstico por imagem de trânsito colônico, permitir a visualização localizada do intestino para identificar hipomotilidade, inércia colônica e obstrução de saída funcional.

Imagens radiolúcidas podem representar dentina desmineralizada, lesões ativas de cárie ou inateriais não radiopacos. Imagens discretamente radiopacas, frequentemente interpretadas como dentina reacional, podem também representar dentina desmineralizada.

Trata-se de uma lesão assintomática, cujas características clínicas e radiográficas favorecem diagnóstico de osteíte condensante, tendo sido aconselhado apenas controlo periódico.

De modo geral, as lesões radiolúcidas representam áreas de destruição óssea e as lesões radiopacas, inversamente, constituem afecções de condensação de tecido mineral.

Quanto maior o número atômico, mais denso e mais espesso for o objeto, mais radiopaco aparecerá na imagem radiográfica; e quanto menor o número atômico, menos denso e menos espesso for o objeto, mais radiolúcido aparecerá na imagem radiográfica.

O que significa concrecoes radiopacas amorfas medindo até 7 mm no eixo maior localizadas na gordura. Nada preocupante, mas depende dos seus sintomas. Podem incomodar em alguns casos, gerar alguma limitação de movimento. Importante é fazer acompanhamento.

As 5 Densidades Radiológicas que Você Precisa Saber

  • 1) Densidade Radiológica do Ar.
  • 2) Densidade Radiológica de Gordura.
  • 3) Densidade Radiológica da Água.
  • 4) Densidade Radiológica de Calcificação/Óssea.
  • 5) Densidade Radiológica de Metal.

Na Radiologia, os contrastes são divididos em Iodado e Não Iodado (bário e o gadolínio).

Tipos de contrastes
Agentes de contraste radiopacos ou positivos aumentam a capacidade de absorção de radiação ionizante. Já os radiotransparentes ou negativos diminuem essa capacidade. O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo.

Existem basicamente três tipos de contraste:

  • À base de bário, administrado por via oral que avalia o tudo digestivo;
  • À base de iodo, administrado tanto por via oral como por via endovenosa. ...
  • À base de gadolínio, sempre administrado por via endovenosa.

Os tipos de contraste para ressonância magnética mais comuns estão baseados no uso de gadolínio (Gd), manganês (Mn) e óxidos de ferro. Desses, o mais comumente usado é o gadolínio, considerado bastante seguro pois não costuma provocar reações.