Qual a diferença entre rabiscos e garatujas?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta.

a criança necessita sentir o reforço dos adultos.

  • Garatuja desordenada.
  • Garatuja ordenada.
  • Garatuja nomeada ou identificada.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança.

A partir dos 2 anos – garatuja ordenada: a criança descobre a relação traço-gesto e se entusiasma. Passa a olhar o que faz, tentando controlar o tamanho, a forma e a localização no papel, variando as cores intencionalmente. Começa a fechar suas figuras de forma circular ou espiralada.

O acompanhamento das garatujas é feito de forma individualizada e personalizada por meio da coleta de desenhos de cada criança em determinados períodos do ano. Durante esse processo são inseridos novos desafios e sugestões com uso de diferentes marcadores e objetos.

A garatuja implica um ato lúdico-escritural enigmático que se estrutura como espelho em representação; marcando o trânsito entre a representação e o representado. A garatuja como tal terá de se incorporar (recalcar-se) para transformar-se em desenho figurativo.

Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético

  • Nível pré-silábico: desenhos e rabiscos de letras.
  • Nível silábico: correspondência e organização.
  • Nível silábico-alfabético: relacionando sílabas e letras.

Na fase icônica, a criança entende que escrever é a mesma coisa que desenhar, por isso, é comum que elas representem por desenho o objeto da escrita. Na garatuja, a criança compreende que escrever é imitar a escrita do adulto, por isso, nessa fase elas tentam imitar com rabiscos o movimento da escrita do adulto.

Evolução do grafismo - Lowenfeld e Brittain - Rabiscação
Está mais preocupada com os movimentos, sons e explorações de novos materiais. O desenho é um simples adestramento motor, totalmente involuntário. Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporcionam prazer à criança.

Os rabiscos fazem parte do desenvolvimento infantil, da motricidade fina, da escrita, da representação do mundo, da confiança em si, da formação da personalidade e são uma tentativa da criança representar o mundo.

O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida.

3.3 Jean Piaget
A primeira delas é a Garatuja, que se subdivide em: Garatuja Desordenada e Garatuja Ordenada. Período relacionado com a fase Sensório-Motora (0 a 2 anos) e também parte da Pré-Operatória (2 a 7 anos).

Ela consegue representar movimentos circulares, dando início às formas e manifestando em sua escrita aquilo que está em sua mente. Isso significa que seu foco deixa de ser apenas um movimento e passa a ser a representação daquilo que vem à sua mente.

Quais são as categorias em que podemos dividir as garatujas? Resposta: Explicação: DESORDENADA, ORDENADAS, COM ATRIBUIÇÕES DE NOMES.

O grafismo ou desenho infantil é constituído por fases denominadas por Viktor Lowenfelde como: 1° Estágio – Garatuja, que por sua vez subdivide-se em: garatuja desordenada, ordenada e nomeada.

De acordo com o autor, o grafismo infantil é dividido em 3 estágios: 1) Estágio das garatujas; 2) Estágio Pré-esquemático; e 3) Estágio Esquemático.

As garatujas apresentam traços fortes, sendo vacilantes, e poucos fluídas. De forma geral, as garatujas podem ser escritas ou desenhadas: Garatujas escritas: é quase uma tentativa de escrever. Garatujas desenhadas: é quase uma tentativa de desenhar.

– Pré-silábica:
É o primeiro passo da criança rumo à alfabetização. Durante essa fase, o pequeno vai começar a perceber duas coisas: Que a escrita está relacionada à fala – embora ainda não consiga diferenciar por completo o que é desenho ou letra.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p. 86).

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.