Qual a diferença entre rabanete e nabo?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para que você consiga diferenciar fisicamente os dois vegetais, aqui vai uma dica: o rabanete costuma ser bem redondo e totalmente roxo. Já o nabo é branco e pode ter alguns pontos roxos - alguns nabos, inclusive, são mais compridos e, assim, se assemelham mais com o formato da cenoura.

O nabo é um legume, também conhecido pelo nome. científico Brassica rapa, que tem inúmeros benefícios. para a saúde, já que é rico em vitaminas, minerais, fibras e água, podendo ser usado para cozinhar vários.

“O rabanete possui também efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, e ação desintoxicante, purificando o sangue e eliminando toxinas do nosso organismo”, lembra a nutricionista. Esta hortaliça é fonte de antocianinas, que têm ação antioxidante e previnem doenças cardiovasculares.

Se for preciso descascar, retire uma camada bem fina, evitando desperdício. Use os nabos maiores para sopas, cozidos e purês. Ao ser cozido, o nabo perde a picância e o sabor amargo e fica com um sabor suave como o da batata.

O nabo só chegou ao Brasil, porém, com a vinda de imigrantes portugueses em busca de novas terras. Parente próximo do repolho, couve-flor e mostarda, seu uso na culinária é bastante versátil. Afinal, dele quase tudo se aproveita, tanto a raiz quantos as folhas. Pode ser consumido cru, cozido e em conserva, por exemplo.

Além de ajudar a equilibrar o colesterol, o nabo branco é também rico em potássio, que ajuda a aumentar os níveis de energia, mantendo a pressão sanguínea e os ritmos cardíacos normais. Além disso, atua na eliminação do excesso de sódio do corpo.

Rabanete é fonte de isotiocianato, um poderoso antioxidante
Por isso, esse alimento ajuda a desintoxicar o organismo, a prevenir diferentes tipos de câncer e o envelhecimento precoce.

O nabo é um excelente alimento para quem quer emagrecer de forma saudável! Isso por que o vegetal apresenta pouquíssimas calorias e, ao mesmo tempo, é altamente nutritivo! Ele possui fibras que atuam em nosso organismo promovendo uma sensação maior de saciedade, te ajudando a consumir menos comida e emagrecer.

PARA PREVENIR: alguns alimentos ajudam a prevenir a gastrite ao inibirem o crescimento da bactéria causadora, H. pylori. Entre eles, estão: couve-flor, repolho, rabanete, amora, morango e açafrão.

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de beta-caroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina K, C, folatos e cálcio.

Estudos mostram que o alimento pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue – portanto, além de auxiliar na prevenção, o nabo ainda contribui para regular a diabetes. A hortaliça reduz a produção de glicose e, por isso, tem esse efeito antidiabético.

Apesar de parecer uma cenoura ou uma beterraba, dependendo da variedade, o nabo faz parte, na verdade, da família da couve e do repolho. Ela é considerada uma planta crucífera. Historicamente, o nabo é bastante popular na Europa e na Ásia.

Picante, ardida, adocicada e amarga, essa raiz rende receitas cheias de personalidade que vão além da salada. O rabanete fica com o sabor mais suave, quase adocicado, após passar por algum método de cozimento. Combina queijos e maionese ou, por semelhança, com ingredientes também fortes como agrião, rúcula ou mostarda.

Como consumir? Ele fica ótimo cru, emprestando seu sabor levemente picante a saladas crocantes e refrescantes. Mas não para por aí: o rabanete pode ser consumido em conversa, assado ou compor pratos como cuscuz, sopa, canapés e macarrão.

Como usar o rabanete
As raízes dessa hortaliça podem ser consumidas de muitas maneiras. A mais usada, no entanto, é crua e cortada em rodelas, criando uma salada muito refrescante. Como é o caso dessa Salada Fatuche , por exemplo.

O rabanete combina muito bem com todo tipo de salada verde, por isso, você pode misturá-lo com o que preferir. Ele também fica muito bom com outros ingredientes adicionais de saladas, como milho, pepino, cebolinha e manjericão.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Continuar lendo Pode comer nabo cru?