Qual a diferença entre quirera e canjiquinha?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A quirera é um milho triturado grosseiramente, mas com granulação que ainda não passa pelos furos de uma peneira, já a canjica amarela tem o formato dos grãos maiores. Nesta receita, a 'Canjiquinha' tem o sabor reforçado pela carne de porco.

A quirera é um subproduto proveniente do milho quebrado, onde o seu processo industrial de obtenção consiste em retirar a parte externa e gérmen do milho após sua germinação. Conhecido também como canjiquinha, é um prato típico da culinária brasileira.

A canjiquinha, também conhecida por quirera de milho ou péla égua, é uma comida brasileira típica do estado de Minas Gerais que se constitui de milho triturado grosseiramente até se esfarelar (a ponto de não passar por uma peneira) sendo cozido com carne de porco (geralmente costelinha) e outros temperos caseiros.

Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá. Em Minas Gerais é também chamada de piruruca. No Rio de Janeiro é canjiquinha.

No Nordeste, principalmente em Pernambuco, é chamado de xerém. Até hoje, a quirera é um dos pratos mais famosos preparados na Lapa.

O milho é o alimento básico por excelência, o mais recomendável em todas as criações de aves.

A quirera ou canjiquinha de milho é utilizada na culinária, visto que o grão ao ser quebrado tem melhor tempo de cozimento. Além disso, o grão libera a reserva de amido do milho, que dá a liga ao alimento.

Os Benefícios da Quirera ou Quirela : Estudos demonstram os benefícios que a Quirela traz a saúde. Melhora o funcionamento do intestino, ajuda no controle da glicemia e ainda ajudar a emagrecer.

2 troco, trocado.

Versão para encaixar na dieta
Muita gente se pergunta se a canjiquinha é saudável para se consumir em dietas(como nas low carb), e em geral a resposta é positiva, pois a quirera de milho é um tipo mais leve de carboidrato.

Ela deve estar de molho duas horas antes do início do preparo da receita. Depois de escorrer a água, ela fica com uma consistência solta. Misture tudo na panela até envolver a quirera com a carne, o bacon e os demais temperos.

Nas Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, ele é chamado de canjica, mas no Norte e Nordeste, esse mesmo alimento é conhecido como mungunzá. Para complicar ainda mais, no Nordeste, o doce conhecido como “curau” no restante do país – feito de creme de milho-verde, leite de coco e outras especiarias – é chamado de canjica.

Deixe a canjiquinha de molho em água de um dia para o outro (pode fazer sem deixar de molho, mas o tempo de cozimento dobra).

Mungunzá ou canjica – tanto faz!
Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

A canjica deve ficar de molho em água filtrada na geladeira, com dois dedos de água acima dos grãos, entre 2 e 6 horas antes de cozinhar. Se ela não ficar de molho, mesmo que cozinhe bastante, o miolinho ainda vai ficar duro.

Deixe de molho
Por conta do milho da canjica ser pequeno e bem duro, o período de pré-cozimento em molho ajuda o grão a amolecer mais rapidamente, sem a necessidade de ficar muito tempo cozinhando dentro da panela de pressão.

Atualmente a canjiquinha é uma comida típica e popular, principalmente no estado de Minas Gerais; e se constitui basicamente de milho triturado grosseiramente até se esfarelar, a ponto de não passar por uma peneira; com acréscimo de carne de porco.

No Sul e Sudeste do Brasil, e também no Distrito Federal, o mesmo prato é denominado canjica ou canjicão. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho".