Qual a diferença entre quinquênio e anuênio?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Anuênio, biênio, triênio e quinquênio são todos adicionais por tempo de serviços. A única diferença é o tempo completo necessário para adquiri-los. Geralmente estes adicionais são pagos por meio de percentuais, que também variam.

Todos têm direito ao reajuste anual, porém, a data de pagamento do anuênio varia de empresa, pois nem todas fazem todos os anos. De maneira geral, é mais comum o pagamento da remuneração adicional acontecer a cada dois ou cinco anos.

Normalmente, a base para calcular o ATS é 1% do salário do colaborador ao ano, também chamado de anuênio. Apesar de ser anual, nem todas as empresas empregam esse aumento todos os anos, algumas optam por fazer a cada dois ou cinco anos, sendo um modelo bienal ou quinquenal respectivamente.

É o pagamento devido ao servidor na razão de 1% (um por cento) a cada ano completo de efetivo exercício na Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional, desde o regime da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT ou pelo regime estatutário, até 08/03/99, data de sua extinção, calculado sobre o ...

É o chamado quinquênio, que consiste em um acréscimo de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos.

Adicional por tempo de serviço: anuênio, biênio, quinquênio – Introdução.

Quinquênio é a prática de dar um adicional por tempo de serviço no valor de 5% no salário do colaborador — isso é incorporado ao seu pagamento mensal após um período de cinco anos na empresa.

O tipo de acréscimo varia conforme a duração do contrato a que ele se refere: Biênio: adicional pago a cada dois anos completos de contrato. Triênio: adicional pago a cada três anos completos de contrato. Quinquênio: adicional pago a cada cinco anos completos de contrato.

De acordo com essa legislação, o valor remuneratório é de 1% ao ano sobre o salário do trabalhador e será pago por quinquênio (5 anos), gerando um acumulado de 5%. Esse pagamento se estende por, no máximo, sete quinquênios.

O cálculo do anuênio/qüinqüênio para o exercício da função sujeita a remuneração singular, será calculada sobre o salário-base do cargo efetivo, acrescido do valor correspondente a complementação da Remuneração Singular.

É o acréscimo sobre o vencimento do servidor, de forma definitiva, a cada três anos de efetivo serviço público. Até 17/04/1991, era concedido 6% (seis por cento) por triênio, até o limite de 72%. A partir de então passou a ser concedido 3% (três por cento) por triênio, com limite de 36% (trinta e seis por cento).

Para calcular o valor do adicional por tempo de serviço, basta adicionar 1% do valor do salário do colaborador a cada ano de serviço prestado – lembrando que a incorporação do valor varia e pode ser feita a cada um, dois, três ou cinco anos – o usual quinquênio.

Geralmente, as empresas pagam o adiantamento entre o 15º e o 20º dia útil do mês e o restante até o 5º dia útil do mês seguinte. Em resumo, no pagamento do dia 5 o trabalhador receberá o restante do seu salário de acordo com os dias trabalhados.

O quinquênio e a sexta parte
Sendo assim, a cada cinco anos de efetivo exercício os servidores públicos vão acumulando os quinquênios. Por exemplo, se completar 20 vinte anos de efetivo exercício, terá direto a 04 (quatro) quinquênios, e 01 (uma) sexta parte.

O que é o triênio salarial? O triênio salarial se refere a uma remuneração extra concedida após o funcionário completar 3 anos de trabalho efetivo em uma instituição pública ou privada. Ele também pode ser chamado de Adicional por Tempo de Serviço (ATS).