Qual a diferença entre quinoa e chia?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Chia é uma semente rica em fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e, principalmente, ômega 3. A Quinoa é uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais.

Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix.

A quinoa tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a prevenir doenças como câncer, doenças inflamatórias e alergias. Por causa das gorduras ômega 3 e ômega 6, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Se você ainda não está convencido, saiba que a chia previne o envelhecimento precoce, afasta doenças cardíacas, controla e previne diabetes, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir o câncer. Por conter cálcio, ela também colabora para manter os ossos e dentes mais saudáveis.

Quais são os benefícios do consumo do Mix de Chia, Quinoa e Amaranto? A Chia é uma semente rica em fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e, principalmente, ômega 3. A Quinoa é uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais.

Pessoas com doenças inflamatórias intestinais e pacientes com quadros de diarreia, por exemplo, devem evitar o consumo”, explica a nutricionista Simone Santos.

o manjericão é uma erva aromática fresca tão valiosa nutricionalmente, faz sentido que a semente o seja ainda mais". Por ser uma semente, "terá valores interessantes de gordura 'boa', de fibra solúvel e insolúvel e de proteínas vegetais, vitaminas e minerais", refere.

Mas você sabia que, dependendo de como você a consome, o corpo pode absorver mais ou menos seus nutrientes? Isso mesmo. “A melhor forma de consumo é a chia hidratada. Isso porque, assim como os grãos, as sementes secas possuem substâncias antinutricionais que, a longo prazo, podem ser ruins para o corpo.

A chia se destaca pela maior quantidade de cálcio: Ajuda na prevenção de osteoporose: em 30g de chia há 189,3mg de cálcio, quase três vezes mais que em 30g de linhaça. Essa quantidade corresponde a 19% das necessidades diárias.

O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos.

Considerações. Para quem tem o objetivo de emagrecer e/ou cuidar da saúde, mais efetivo do que escolher entre chia ou linhaça é aproveitar os benefícios de ambos nas refeições. Por isso, repetimos que vale a pena manter tanto a chia quanto a linhaça na dieta.

Por ter baixo índice glicêmico e ser um rico em fibra, a quinoa estimula a mastigação, diminui o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade, adiando a fome. Dessa forma, pode ser usada em planos alimentares e incluída na alimentação diária, ajudando na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A quinoa tem um teor de carboidratos um pouco mais alto e a aveia tem apenas um pouco mais de gordura, o valor da proteína permanece o mesmo e a contagem de calorias também. Resumindo, tanto a quinoa quanto a aveia são ricas em nutrientes e impulsionam o processo de perda de peso.

Em sopas: Você pode usar tanto os flocos de quinoa como os grãos para dar um sabor especial às sopas. "Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinoa por cima. Você também pode bater a quinoa junto dos ingredientes da sopa, formando um creme uniforme", indica Daniella.

O excesso no consumo de chia pode ser um problema para a saúde intestinal, especialmente em casos de doenças como a constipação. Sugere-se ainda que, ao optar por comer a semente, seja feita uma hidratação alternada com copos de água.

Hidratação da chia
É interessante adicionar a chiahidratada às receitas, para que você consiga consumi-la. Para hidratar a chia, coloque uma xícara de água filtrada para cada duas colheres de semente e deixe de molho por 30 minutos. A semente fica com uma consistência de gel.

As sementes como a quinoa e a chia, bem como as leguminosas (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha…) são fontes de substâncias que sintetizam o colágeno.

A quinoa branca é a mais conhecida, sendo também a que menos contém carboidratos e calorias. A quinoa vermelha é bem parecida com a branca e, além de ser muito nutritiva, é o tipo que contém menos gorduras.

Incluir sementes de chia, quinoa e linhaça na alimentação diária pode fazer uma grande diferença para quem está buscando hábitos saudáveis. A principal vantagem é que elas podem aparecer em pratos e refeições variadas, desde os sucos e vitaminas até as receitas mais elaboradas, como bolos e sopas.

Hidratar quinoa preserva seu valor nutricional
A água utilizada para o remolho deve ser dispensada. Aí, basta cozinhar a quinoa com o dobro da quantidade de água por cerca de 15 minutos, até que o grão fique quase transparente.

Cuidado com a pressão baixa
A chia tem uma propriedade interessante de reduzir a pressão arterial. "Por isso, pessoas com muita tendência à hipotensão devem observar se sentem mais cansaço, sono ou dor de cabeça ao consumir esta semente", explica Clarissa.