Qual a diferença entre quesito é requisito?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Quesito = ponto, questão, pergunta a ser respondida, item. Requisito = exigência, condição necessária, formalidade a ser atendida. Exs: - Os quesitos mais difíceis da prova foram elaborados por renomado professor francês.

1 questão, ponto, item, tópico, pergunta, interrogação, indagação, problema, tema, assunto, conteúdo. Exemplo: É obrigatório responder a todos os quesitos deste inquérito?

Em uma classificação muito mais didática do que prática, os quesitos podem ser divididos em: - Quesitos preliminares (iniciais): são as perguntas iniciais, conforme o Código de Processo Civil (CPC), art. 465, § 1º, inciso III; - Quesitos suplementares: são apresentados durante a diligência, conforme o CPC, art.

De acordo com o sentido teleológico empregado pelo legislador, quesitos são inquirições, questões essenciais, ou seja, pontos específicos que o ato processual deseja submeter ao crivo do conhecimento técnico do profissional então nomeado para a realização da prova pericial.

Os assistentes técnicos podem responder aos quesitos, porém não são obrigados. Isto quer dizer que o eventual autor dos quesitos, o assistente técnico, pode responder o que ele mesmo perguntou. Agora, a resposta ao título do post: não há limite de número de quesitos para o assistente técnico sugerir ao advogado.

Quesitos de respostas longas, as quais tenham conteúdo em um dos itens constantes no corpo do laudo, serão respondidos, remetendo o leitor ao item solucionador. Já aqueles que não possuem respostas demasiadamente longas, podem ter o conteúdo destas, repetindo-se o que está no corpo do laudo.

Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.

Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.

O documento de requisitos delimita o escopo do conjunto de funcionalidades que um sistema deve prover, bem como descreve os atributos de qualidade que devem ser suportados.

O requisito é a especificação de uma característica ou propriedade que um sistema ou componente deve possuir para satisfazer um contrato especificado. Esses requisitos podem ter várias classificações, como: requisitos funcionais e não-funcionais, requisitos de negócios e assim por diante.

Primeiro quesito. Materialidade do fato: O primeiro quesito que deve ser submetido aos jurados diz respeito à materialidade do fato. No caso de homicídio, é indagado se no dia tal, à tal horas, a vítima atingida sofreu lesões e se essas lesões provocaram sua morte.

Impertinentes, pois, são todos os quesitos que sugerem a fuga da realidade, buscando em conjecturas apoiar teses das partes litigantes.

Quesitos é o plural de quesito. O mesmo que: requisitos, condições, perguntas, exigências, inquisições, interrogações, questões, tópicos.

Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.

Os quesitos serão elaborados pelo juiz, levando em consideração todo o processo: as decisões anteriores, os interrogatórios e as alegações da acusação e da defesa. Conforme o art. 483 do CPP, o primeiro quesito será sempre sobre a materialidade do crime, ou seja, se ele aconteceu.

Na fase de produção de provas, a autoridade judiciária e as partes, juntamente com um assistente técnico, podem formular quesitos, ou seja, são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia.

De acordo com o CPP, o juiz pode formular quesitos no exame de corpo de delito e em outras perícias. O art. 159, § 3º do CPP dispõe que “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico”.

Para a decisão dos jurados, no júri brasileiro, a regra processual delimita uma ordem na quesitação: materialidade, autoria, absolvição, diminuição de pena, qualificadora ou aumento de pena (art.

Quesitos. Os quesitos em julgamento são nove. A nota mínima é 5. Veja o que os jurados levam em consideração na hora de dar a nota.

Quesito de esclarecimento – é aquele que visa elucidar os fatos constantes da perícia, cujo laudo já foi juntado aos autos do processo e que estejam vinculados a respostas incompletas, ausência de respostas, obscuridade e/ou relativo a contradições. Sem necessidade de complementação dos honorários do perito.

Quesitos complementares do assistente técnico
Ou, ainda, o assistente poderá fornecer as mesmas perguntas ao advogado, a fim de que, na forma de quesitos complementares, obrigue o perito a se explicar sobre eventuais erros, discrepâncias com o parecer e obscuridades que o laudo possua.